Conheça sobre Pasteur e seu experimento que foi essencial para a compreensão da origem da vida da forma como entendemos hoje e o fim da abiogênese.
Você já ouviu falar da teoria da abiogênese ou teoria da geração espontânea? Segundo essa teoria, muito difundida até meados do século XIX, os organismos vivos surgiam a partir de matéria inanimada, ou seja, de matéria sem vida. Apesar de hoje ser claro que os seres vivos só surgem a partir de outro ser vivo, não foi tão simples derrubar a abiogênese.
Vários pesquisadores tentaram provar que essa ideia estava incorreta. Louis Pasteur (1822 - 1895), foi um desses pesquisadores e através de seu experimento ficou claro que a origem da vida, como era conhecida até o momento, não representava a realidade.
→ O experimento de Pasteur
Inicialmente, Pasteur preparou um caldo nutritivo e colocou esse caldo em diferentes frascos. Ele então pegou cada frasco, aqueceu os gargalos e então os curvou, fazendo com que se tornassem semelhantes a pescoços de cisnes. A curvatura do gargalo do recipiente permitia que o ar entrasse no local, porém impedia a entrada de partículas presentes no ar e micro-organismos como as bactérias.
Após feita a curvatura, Pasteur ferveu o caldo nutritivo. Com isso ele esperava que todos os micro-organismos no material morressem, ou seja, ele deixou o caldo estéril. De acordo com a teoria da abiogênese, a partir desse caldo poderia surgir vida, porém não foi isso que ocorreu.
Observe que na sequência 1 o frasco permaneceu intacto, o que impossibilitou a presença de micro-organismos, enquanto em 2 o gargalo foi quebrado
Após alguns dias do experimento, Pasteur observou que nada havia surgido no caldo e ele permanecia estéril. Para confirmar suas hipóteses, o pesquisador resolve quebrar o gargalo, deixando o caldo exposto ao ambiente. Com o passar dos dias, vários micro-organismos surgiram no caldo.
Ficou claro, portanto, que a vida não surgia de matéria inanimada e morta, surgia apenas de uma vida preexistente. No momento que Pasteur quebrou o gargalo, ele deixou o caldo exposto à ação de micro-organismos presentes no ar os quais se reproduziram no caldo. Com esse experimento a abiogênese foi finalmente derrubada e começou-se a aceitar a biogênese, ou seja, a teoria que diz que todos os organismos devem nascer de outro ser vivo.
Videoaulas relacionadas: