O panda-vermelho é uma espécie de mamífero arborícola que vive em florestas de regiões temperadas. É um animal solitário que possui hábitos crepusculares e noturnos.
Panda-vermelho (Ailurus fulgens) é um animal mamífero, solitário e territorialista, encontrado, atualmente, no Butão, China, Índia, Mianmar e Nepal. É uma espécie que passa grande parte do tempo sobre as árvores e se alimenta, principalmente, de bambu. Possui cabeça redonda, focinho curto, orelhas triangulares e uma longa cauda. A parte superior do corpo é marrom avermelhada, enquanto a parte ventral é preta. As patas são também pretas e as solas dos pés são brancas.
O rosto do panda-vermelho apresenta pelos brancos e marcas que se assemelham a lágrimas sob os olhos. Esses animais são mais ativos durante o amanhecer, o entardecer e a noite. São tímidos e solitários, encontrando-se com outros indivíduos, geralmente, na época reprodutiva. A espécie está com tendência de decréscimo populacional e atualmente está classificada como em perigo de extinção.
Leia também: Urso panda — onde vive, o que come e muitas outras curiosidades sobre o panda-gigante
O panda-vermelho é um animal mamífero que apresenta cabeça redonda, focinho curto e orelhas triangulares.
Apresenta pelos marrons avermelhados na parte superior do corpo e em marcas sob os olhos.
Pelos pretos são observados na região ventral e nas patas.
Pelos brancos podem ser verificados no rosto e na sola dos pés.
O panda-vermelho é um animal onívoro, entretanto, a maior parte de sua dieta é baseada no consumo de bambu.
O panda-vermelho é mais ativo durante o entardecer, o amanhecer e a noite.
Pandas-vermelhos se reproduzem no início do inverno.
A espécie está classificada como em perigo.
Pandas-vermelhos (Ailurus fulgens) são mamíferos que apresentam entre 56 cm e 62 cm de comprimento, pesam de 3,7 kg a 6,2 kg e possuem cauda de 37 cm a 47 cm de comprimento. Têm um andar bamboleante devido à presença de patas dianteiras anguladas para dentro. Sua cabeça é redonda, o focinho é curto, as orelhas são triangulares e eretas, e a cauda é longa.
Os pandas-vermelhos possuem pelos grossos e longos que recobrem o seu corpo, atuando na camuflagem e também na proteção contra o frio. O pelo desses animais apresenta um padrão característico, sendo a parte superior do corpo com pelos marrom avermelhados; a região ventral, preta; pernas pretas e solas dos pés cobertas de pelos brancos. No rosto, seus pelos são predominantemente brancos e é possível observar marcas marrons avermelhadas que se assemelham a lágrimas. Na cauda, os pelos estão dispostos em um padrão de anel, os quais se alternam entre as cores vermelha e amarela.
Pandas-vermelhos são tímidos, solitários e territoriais. Sua maior atividade é observada ao amanhecer, entardecer e durante a noite. Comunicam-se por marcações feitas com urina, fezes e secreções e por meio de exibições visuais, como arquear a cauda e as costas e balançar a cabeça de um lado para o outro.
Atualmente os pandas-vermelhos são encontrados no Butão, China, Índia, Mianmar e Nepal. Esses animais que vivem em climas temperados em regiões de florestas decíduas e coníferas. Nessas florestas, geralmente, há um sub-bosque de bambu e árvores ocas. Os pandas-vermelhos destacam-se por passarem maior parte do tempo em cima de árvores, dificilmente descendo ao chão.
Veja também: Coala — conheça esse mamífero que habita as florestas da Austrália
Pandas-vermelhos são animais onívoros que possuem um tubo digestório típico de um carnívoro e surpreendentemente se alimentam basicamente de vegetais. O principal alimento da dieta de um panda-vermelho é o bambu, entretanto, pode se alimentar também de frutas, líquens, raízes, ovos de pássaros e insetos.
A época de reprodução do panda-vermelho é no início do inverno, e os indivíduos da espécie encontram-se, geralmente, apenas durante esse período. Tanto as fêmeas quanto os machos podem acasalar com diferentes parceiros durante a temporada. O panda-vermelho é uma espécie vivípara, assim como a maioria dos mamíferos, e a gestação dura cerca de 134 dias. De cada gestação, nascem de um a quatro filhotes.
Antes de os filhotes nascerem, a fêmea prepara um ninho utilizando gravetos e folhas. Esse local servirá de abrigo para o filhote nos primeiros 90 dias. Logo após o nascimento, a mãe permanece com as crias na maior parte do seu dia. Os machos não possuem papel importante no cuidado com os filhotes. Os filhotes e a fêmea permanecerão juntos até o início da próxima estação reprodutiva.
Saiba mais: Qual é a diferença entre animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos?
Atualmente, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, o panda-vermelho está classificado como em perigo de extinção.
O bambu representa cerca de 98% da dieta do panda-vermelho.
Os pandas-vermelhos podem comer cerca de 20 mil folhas de bambu por dia.
Os pelos pretos na região ventral do animal evitam que ele seja avistado quando está no chão.
Os pelos presentes no pé dos pandas-vermelhos são bastante grossos, o que faz com que esses animais não deixem quase nenhuma pegada.
Os pandas-vermelhos possuem um falso polegar, o qual é formado por um osso do punho modificado. Esse falso polegar os ajuda a pegar o seu alimento e se agarrar em árvores.
A expectativa de vida máxima do panda-vermelho é de 14 anos.