Aprenda mais sobre nervos cranianos, nervos que se ligam diretamente ao encéfalo e que exercem as mais variadas funções. Neste texto, exploraremos mais a respeito desses nervos, apresentando o nome e a função de cada um de seus 12 pares encontrados nos seres humanos.
Nervos cranianos são aqueles que estão ligados diretamente ao encéfalo. Denominamos de nervos o agrupamento de fibras nervosas, formadas por axônio do neurônio e suas bainhas.
Leia também: Sistema Nervoso Periférico
Existem 12 pares de nervos cranianos, e eles saem, principalmente, da região denominada tronco encefálico. Esses nervos possuem nomes e também são representados por números, que indicam a sequência em que eles aparecem (sentido craniocaudal). Veja a seguir quais são esses nervos e algumas de suas funções:
O nervo olfatório está relacionado com a condução dos impulsos olfatórios. Possuem terminações dentro do nariz, mais precisamente na mucosa nasal.
Esse nervo, como o nome indica, está relacionado com a capacidade visual.
Esses três nervos atuam, principalmente, na movimentação dos olhos.
Esse nervo está relacionado com a sensibilidade facial e também com o movimento da mandíbula.
Os nervos cranianos atuam, principalmente, em atividades que envolvem a região da cabeça
É um nervo que ajuda na formação das expressões faciais. Ele também comanda as glândulas lacrimais e salivares.
É um nervo relacionado com a audição e com o equilíbrio.
Atua na percepção do gosto, auxilia no movimento da faringe e inerva a glândula parótida (maior das glândulas salivares).
É um nervo complexo e atua inervando vísceras torácicas e abdominais. Esse nervo é considerado um dos nervos cranianos mais importantes.
O nervo acessório inerva alguns músculos esqueléticos.
Esse nervo está relacionado com a movimentação da língua.