Clique aqui e conheça um pouco mais sobre a mitose, um tipo de divisão celular que garante o crescimento e a regeneração do nosso corpo.
A mitose é um importante processo de divisão celular. Nesse processo, a célula divide-se e origina duas células-filhas idênticas à célula-mãe, as quais apresentam o mesmo número de cromossomos. Por formar células idênticas, essa divisão celular é essencial nos processos de crescimento do corpo e regeneração de tecidos nos organismos pluricelulares.
→ Etapas da Mitose
A mitose apresenta quatro etapas distintas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Antes dessas fases iniciarem, a célula passa por um período de preparação, chamado de interfase. Nesse período, a célula produz proteínas e algumas organelas, e o material genético é duplicado. Ao duplicar-se, ocorre a formação das cromátides-irmãs. Cada cromátide é um dos filamentos de DNA formado durante a duplicação. Após a preparação, inicia-se a divisão celular:
Prófase: Nessa etapa, os cromossomos tornam-se mais condensados, o nucléolo (região onde são produzidos os ribossomos) desaparece, o envelope nuclear fragmenta-se, o centrossomo (local onde são organizadas estruturas proteicas chamadas de microtúbulos) afastam-se um do outro devido, provavelmente, ao aumento dos microtúbulos entre eles. Os microtúbulos ligam-se aos cromossomos.
Metáfase: Enquanto os centrossomos encontram-se no polo da célula, os cromossomos ficam organizados no meio, formando a placa metafásica ou equatorial. Nessa fase, os cromossomos atingem seu grau máximo de condensação.
Telófase: Nessa etapa, ocorre a reorganização da célula. Os envoltórios nucleares surgem novamente, o nucléolo reaparece e os cromossomos ficam menos condensados.
No final da telófase, verifica-se a citocinese, que consiste na divisão da célula-filha em duas.