Entenda o que é o metabolismo e a importância dessas reações químicas para a sobrevivência dos seres vivos.
Frequentemente, tanto nos estudos de Biologia quanto no cotidiano, fala-se muito em metabolismo. É comum, por exemplo, ouvirmos dizer que uma pessoa está acima do peso, pois seu metabolismo é lento. Mas, afinal, o que é o metabolismo e qual é sua importância para o organismo?
Damos o nome de metabolismo ao conjunto de reações químicas que ocorre no nosso corpo, as quais são responsáveis por suprir nossas necessidades energéticas e também estruturais. Todos os organismos vivos possuem metabolismo, portanto, não são essas reações exclusivas dos seres humanos.
O metabolismo apresenta atividades essenciais para o funcionamento do organismo. Costuma-se dizer que são suas funções:
Obter energia;
Quebrar moléculas em unidades que serão usadas na formação de macromoléculas;
Sintetizar e degradar biomoléculas.
Podemos classificar o metabolismo em dois grandes processos:
Anabolismo: também chamado de metabolismo construtivo, sua função é sintetizar biomoléculas, portanto, nesse processo, moléculas simples e pequenas são utilizadas para a formação de novas moléculas que serão necessárias para o organismo. No entanto, o anabolismo ocorre apenas quando uma célula apresenta energia suficiente disponível. Esse conjunto de reações é fundamental para a manutenção de tecidos em organismos pluricelulares e para o crescimento de novas células.
Catabolismo: também chamado de metabolismo oxidativo, ele engloba reações químicas que têm por objetivo quebrar as moléculas em produtos mais simples. Nesse processo, há a quebra e a liberação de energia necessária para a realização de outras reações.
Podemos classificar o catabolismo em dois grupos o aeróbio e o anaeróbio. O aeróbio é aquele em que as reações necessitam da presença de oxigênio, e o anaeróbio ocorre na ausência dessa substância.
É importante salientar que o anabolismo e o catabolismo atuam juntos para manter o equilíbrio do organismo. Lembre-se de que o catabolismo quebra moléculas e libera energia para a célula, e, no anabolismo, ocorrem reações de síntese que necessitam dessa energia produzida no catabolismo.
Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: