Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Matéria e energia

Veja a definição de matéria e energia, bem como exemplos de cada uma.

O garoto na imagem está pensando em coisas que são e que não são matéria. Você sabe identificá-las? O garoto na imagem está pensando em coisas que são e que não são matéria. Você sabe identificá-las?

 A Química é uma ciência que estuda a matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos. Mas qual é a definição de matéria e energia?

Matéria é tudo que tem massa e volume e que, portanto, ocupa lugar no espaço. Com esse conceito em mente, podemos afirmar que o ar, os metais, a água, as árvores, a grama, os móveis, os planetas, as estrelas e até você são exemplos de matéria; mas os sentimentos, como o amor, bondade, alegria, ciúme, raiva e assim por diante, não podem ser considerados matéria.

Como explicado no texto Do que são feitas todas as coisas?, toda matéria é feita de átomos, partículas muito, muito, muito pequenas!

A matéria pode passar por transformações físicas e químicas. As tranformações físicas não alteram a composição da matéria. Um exemplo é quando amassamos o papel, ele continua sendo papel, apenas sua forma mudou. Já as transformações químicas alteram a composição da matéria, ou seja, os átomos do material, que estavam ligados uns com os outros de uma forma, trocam de lugar e formam novas substâncias. É o que acontece quando queimamos o papel.


O papel amassado e o papel queimado são, respectivamente, uma transformação física e outra química

Para que essas transformações ocorram, é necessário que se ganhe ou se perca energia.

Explicar o que é energia não é fácil, mas geralmente ela é definida como a capacidade de produzir algum trabalho, movimento ou ação.

Existem vários tipos de energia. Um exemplo é quando recebemos energia na forma de calor do Sol, a chamada energia térmica. Esse calor está relacionado com o movimento das partículas que compõem os materiais. Essas partículas vibram e, quanto maior for a movimentação delas, maior será a sua temperatura. Quando dois corpos são colocados em contato, o que está mais “quente” (o que tem as moléculas vibrando mais rápido) transfere energia para o outro corpo que está mais “frio”. Essa energia transferida é chamada de calor. Para ocorrer a transformação física do gelo em água líquida, por exemplo, basta fornecer energia na forma de calor para o gelo, que é a nossa matéria.

A energia nunca é criada, mas sim transformada. Veja alguns exemplos de como isso ocorre na prática:

  • A energia química que existe nos componentes dentro de uma pilha é transformada em energia elétrica, que, por sua vez, é usada para ligar algum aparelho;

  • A energia química da gasolina é transformada em energia mecânica, que faz o carro andar;

  • A energia química dentro dos alimentos é transformada no nosso organismo em energia que gera o trabalho que nosso corpo realiza nas atividades diárias e também o calor que aquece o nosso corpo.

Acompanhe a seguir alguns exemplos de diversas formas de energia:


Formas de energia: cinética, potencial, mecânica, química, elétrica, magnética, nuclear e térmica


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química 

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

A química está em toda parte

Ciências

Densidade

Ciências

Do que são feitas todas as coisas?

Ciências

Estado físico do fogo

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.