Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Mamba-negra

Saiba mais sobre a mamba-negra, uma das serpentes mais mortíferas do planeta.

A mamba-negra é uma das serpentes mais mortíferas do planeta A mamba-negra é uma das serpentes mais mortíferas do planeta

A mamba-negra (Dendroaspis polylepis) é uma serpente muito agressiva, quando ameaçada, e extremamente venenosa. Ela é considerada uma das serpentes mais mortíferas do mundo. A espécie, que vive cerca de onze anos na vida selvagem, é encontrada na África, sendo comum em regiões de savanas bem arborizadas e florestas ribeirinhas.

Quais são as características da mamba-negra?

As mambas-negras possuem coloração acinzentada e apresentam como característica mais marcante a coloração negra do interior da boca, o que acabou dando origem para o seu nome. Pesam cerca de 1,6 kg e são relativamente grandes, podendo atingir aproximadamente quatro metros de comprimento.

A agilidade dessas serpentes é um ponto que impressiona. As mambas-negras estão entre as mais velozes do mundo, atingindo cerca de 20 quilômetros por hora. Vale frisar que essa capacidade é usada principalmente para fugir de possíveis predadores e não para atacar uma presa.

O que o veneno da mamba-negra faz com nosso corpo?

O veneno da mamba-negra possui toxinas potentes que podem desencadear um ataque cardíaco e matar uma pessoa. Caso o paciente não procure imediatamente o médico para a aplicação do soro antiofídico, pode morrer em cerca de 20 minutos. Infelizmente, em muitas áreas, o soro não está disponível e número de mortes nessas regiões é maior.

Vale destacar que a mamba-negra, normalmente, evita o confronto com seres humanos. Entretanto, caso se sinta acuada e ameaçada, ela levanta parte do seu corpo, abre a boca e realiza diversas picadas consecutivas, injetando seu poderoso veneno.


O interior da boca da mamba-negra tem coloração escura

Curiosidades

  • Diferentemente de muitas espécies do planeta, a mamba-negra é classificada como “pouco preocupante” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). Isso significa que a espécie não apresenta, até o momento, riscos de entrar em extinção;

  • Pesquisadores de uma universidade da França descobriram peptídeos no veneno da mamba-negra que possuem ação analgésica. Esses peptídeos foram chamados de mambalginas. Apesar de conter esses peptídeos, o veneno, bastante tóxico, não pode ser usado para esse fim na forma como o encontramos na natureza. Sendo assim, a recomendação é: Mantenha distância!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Cobra

Ciências

Cobra ou serpente?

Ciências

Cobra-cega

Ciências

Cobra-coral-verdadeira e falsa-coral

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.