Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Kiwi, uma ave da Nova Zelândia

Conheça mais sobre o kiwi, uma ave da Nova Zelândia que inspirou o nome do fruto conhecido mundialmente.

O kiwi, uma ave que é símbolo da Nova Zelândia, encontra-se em ameaça de extinção. O kiwi, uma ave que é símbolo da Nova Zelândia, encontra-se em ameaça de extinção.

Você já ouviu falar em kiwi? Não, não estamos falando daquele fruto, e sim de um animalzinho encontrado na Nova Zelândia. O kiwi é uma pequena ave de bico longo e plumagem que se assemelha a pelos que é considerada um símbolo desse país. Atualmente, existem cinco espécies descritas dessa ave, todas pertencentes ao gênero Apteryx.

O kiwi apresenta o tamanho de uma galinha quando adulto e não voa, por isso é classificado, juntamente ao avestruz, como uma ave ratita. Em razão da incapacidade de voar, essa espécie torna-se presa fácil para predadores. Além disso, apresenta um cheiro de cogumelo, o que a torna uma presa muito atrativa.

Esses animais estão ameaçados de extinção principalmente em virtude da introdução de mamíferos na Nova Zelândia. Gatos, coelhos, porcos, cachorros e furões são responsáveis por um grande número de morte dos kiwis. A expectativa de vidas desses animais na ausência desses predadores é de cerca de 25 a 50 anos, dependendo da espécie em questão.

Essa ave rara apresenta hábitos noturnos, saindo apenas à noite para alimentar-se. Durante o dia, os kiwis costumam dormir. Sua dieta é baseada principalmente em invertebrados e algumas frutas. Essas aves apresentam uma grande capacidade de correr e nadar em rios.

Imagem de um Kiwi chocando um ovo.
O kiwi é uma ave incapaz de voar, assim como a ema e o avestruz

Pouco se sabe sobre a forma de reprodução dos kiwis, entretanto, sabe-se que, diferentemente de muitas espécies, quem choca os ovos, na maioria das vezes, é o macho. O período de incubação gira em torno de 70 a 85 dias, sendo, portanto, relativamente longo. Essas aves também apresentam a característica de serem monogâmicas, ou seja, passam toda a vida com um único parceiro.

Após eclodirem dos ovos, os pequenos kiwis já são cobertos de penas e capazes de locomover-se. Esses animais, diferentemente de muitas aves, não são alimentados pelos pais. Em algumas espécies, observa-se a formação de grupos familiares que persistem por anos; em outras, os filhotes procuram sua independência após algumas semanas.

Atualmente existem projetos na Nova Zelândia a fim de tentar salvar os kiwis da extinção. Para isso, os pesquisadores coletam ovos na natureza, incubam-nos em um laboratório e levam os pequenos kiwis para ilhas onde não existem predadores naturais. Lá eles desenvolvem-se e só depois de um tempo são devolvidos ao local de onde foram retirados.

Curiosidade: O fruto kiwi recebeu esse nome em homenagem a essa ave que é símbolo da Nova Zelândia.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Animais | Ensino Fundamental I

Ciências

Arara-azul

Ciências

Aves

Ciências

Avestruz

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.