Compreenda o que é o intestino grosso, como ele funciona e conheça algumas de suas principais partes e características.
O intestino grosso é a porção final do nosso sistema digestório e é responsável, entre outras funções, pela absorção de água e eliminação das fezes. Esse órgão apresenta cerca de 1,5 metros de comprimento e, aproximadamente, 6,5 cm de diâmetro e pode ser dividido em algumas partes básicas.
→ Partes do intestino grosso
O intestino grosso é formado pelo ceco, cólon, reto e ânus. Veja a seguir algumas características de cada uma dessas partes:
⇒ Ceco: essa é a primeira parte do intestino grosso, conhecida principalmente pela presença do apêndice. Ligada ao ceco, essa estrutura, quando infeccionada, causa um quadro chamado de apendicite, fazendo-se necessária uma cirurgia para a sua remoção.
⇒ Cólon: essa é a principal parte do intestino grosso e pode ser dividida em quatro porções:
⇒ Reto: porção localizada após o cólon sigmoide e que se estende até o ânus.
Ânus: porção final do sistema digestório que controla a saída de fezes pela presença de estruturas musculares em formato de anel, denominada de esfíncter.
→ Quais as funções do intestino grosso?
O intestino grosso apresenta várias funções, e a principal delas é a reabsorção de água, processo já iniciado no intestino delgado. Em algumas situações, como infecções virais e bacterianas, observa-se que a reabsorção de água é comprometida e, dessa forma, essa substância pode ser eliminada em excesso. Nesse caso, temos um quadro de diarreia. Outras vezes, no entanto, as fezes ficam por muito tempo no intestino grosso, levando a uma alta reabsorção de água. Isso faz com que as fezes tornem-se altamente compactas. Esse quadro é conhecido como constipação. A função do intestino grosso não é apenas absorver água, assim, podemos citar ainda: a fermentação, a formação da massa fecal e a produção de muco.