Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre a impressão digital. Que tal saber mais sobre suas utilidades?
Existem milhares de pessoas no mundo, sendo algumas bem semelhantes umas às outras. Apesar de muitas pessoas serem parecidas, existe uma característica que sempre muda de indivíduo para indivíduo: a impressão digital.
A impressão digital é encontrada na ponta dos nossos dedos e refere-se àqueles desenhos formados por pequenas elevações da pele, chamadas de papilas. Essas elevações formam padrões únicos, tão únicos que não se repetem em outros dedos e nem em gêmeos idênticos. Isso se deve ao fato de que a formação das digitais é influenciada também pelo meio que nos cerca, e não apenas pelo DNA.
Em virtude dessa exclusividade das impressões digitais, elas são colocadas em alguns documentos de identificação, tais como RG e carteira de trabalho. A impressão digital também está sendo usada como forma de identificação em bancos e até mesmo para votar. Em muitos locais do Brasil, a identificação biométrica já é usada como forma de evitar fraudes e deixar a votação mais segura.
As impressões digitais também são usadas para identificar pessoas que cometem crimes. Ao tocar em algum lugar, eventualmente deixamos marcas de nossas impressões digitais. Como essas marcas são únicas, fica fácil descobrir quem é o culpado. Basta a polícia escanear as digitais e comparar com seu amplo banco de dados. (Veja como a Ciência pode desvendar crimes clicando aqui!)
O profissional responsável por identificar uma impressão digital é o papiloscopista. É ele quem analisa e compara as impressões digitais disponíveis, identificando, assim, o dono de cada uma delas. Apesar de parecer simples, o papiloscopista deve ser muito atento para conseguir observar as diferenças microscópicas existentes entre uma impressão e outra.
Vale destacar que o papel do papiloscopista ainda é mais difícil em alguns casos. Algumas pessoas utilizam produtos químicos que podem causar a perda desses desenhos. Além disso, queimaduras, cortes e algumas doenças podem causar mudanças nas impressões digitais, dificultando, assim, o trabalho desses profissionais.
Você sabia que as zebras também possuem uma forma exclusiva de identificação? Isso mesmo, nenhuma zebra é igual à outra e isso ocorre graças à presença de suas listras, que possuem um padrão único em cada uma.