Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Importância da amamentação

Entenda a importância da amamentação para o bebê e conheça também os benefícios desse ato para a saúde da mãe.

A amamentação proporciona uma grande interação entre a mãe e a criança A amamentação proporciona uma grande interação entre a mãe e a criança

Sabemos que os bebês necessitam do leite materno, não é mesmo? Entretanto, você já se perguntou a importância real da amamentação? A seguir, explicaremos o motivo pelo qual essa prática é tão importante para a saúde do bebê e também para a mãe.
 

A importância da amamentação para o bebê

São várias as funções do leite materno para a criança e é por isso que se recomenda a amamentação até os dois anos de idade. Vale salientar ainda que o bebê deve receber apenas leite materno nos primeiros seis meses de vida, não necessitando de outro tipo de alimento, nem mesmo água. Isso é o que chamamos de aleitamento materno exclusivo.

O leite materno é um alimento completo que apresenta uma fácil digestão e contém os nutrientes e a quantidade de água necessária, além de fornecer anticorpos para a criança, ajudando na sua imunidade. É um produto que está sempre na temperatura adequada e pronto para o consumo. Diante disso, fica clara a sua importância. Entretanto, podemos citar ainda outros pontos importantes que vão além da nutrição, tais como:

  • Proteção contra doenças respiratórias;

  • Proteção contra alergias;

  • Proteção contra diarreias;

  • Diminuição dos riscos de pressão alta (hipertensão), colesterol alto e diabetes;

  • Redução das chances de obesidade;

  • Melhora no desenvolvimento da fala;

  • Melhora na respiração;

  • Garante uma maior interação entre a mãe e o bebê;

  • Ajuda no desenvolvimento emocional e cognitivo da criança.

Benefícios da amamentação para a mãe

Não é só a criança que se beneficia da amamentação, a mãe também tem benefícios com essa prática. Entre eles, podemos citar a recuperação mais rápida do útero, redução dos riscos de hemorragia, redução do peso após o parto e redução do risco de desenvolvimento de câncer de mama e ovário. Além disso, a amamentação reduz os riscos de uma nova gravidez nos primeiros seis meses de vida da criança.

Atenção: Não existe leite fraco, o leite da mãe é um alimento completo e o mais adequado para um bebê.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Cuidados com o Bebê

Ciências

Gravidez e os cuidados com o recém-nascido

Ciências

Leite

Ciências

Química do leite

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.