Fazendo um vidro falso com açúcar, você pode produzir um tipo de vidro que não machuca nem corta! Veja o passo a passo!
Você já viu aquelas cenas de filmes de ação em que os atores pulam em janelas de vidro sem se machucar? Como isso é possível? Como eles fazem isso sem ter nenhum arranhadinho?
Bem, é porque o vidro que eles usam para fazer essas cenas não é de verdade. O vidro de verdade é constituído principalmente de sílica, um componente que é encontrado na areia. Juntamente a outros materiais, essa sílica é derretida, moldada no formato desejado e, depois, resfriada.
Usando esse mesmo método de derretimento/resfriamento, o Escola Kids vai ensinar para você agora como fazer um vidro falso semelhante ao usado em filmes. Esse vidro é feito de açúcar, e você pode quebrá-lo sem medo de se machucar!
Se desejar fazer o vidro falso, siga certinho todas as etapas e faça somente com a supervisão de um adulto!
Os materiais que você vai precisar são:
*1/2 (metade) de uma xícara de chá de água;
* 1 xícara de chá de açúcar;
* 4 colheres de sopa de xarope de milho (ou glucose);
* uma colher;
* uma panela com tampa;
* fogão;
* uma assadeira;
* óleo de cozinha.
1- Primeiro você coloca a água na panela, e um adulto deve aquecê-la no fogão;
2- Depois que começar a ferver, adiciona-se o açúcar, misturando-o bem até que ele derreta;
O vidro falso é feito com açúcar
3- Adiciona-se o xarope de milho, mexendo bastante;
4- A panela deve ser tampada, fervendo por cerca de seis minutos;
5- Enquanto isso, passe o óleo de cozinha na assadeira. Ele ajudará o vidro a descolar-se da assadeira mais facilmente;
6- Desligue o fogo e passe para a assadeira. Você pode usar também um prato ou outro recipiente plano que não tenha as bordas muito altas. Quanto maiores forem as bordas, mais difícil será para tirar o vidro depois.
É preciso tomar muito cuidado nessa parte porque a mistura estará muito quente e, se cair sobre a pele, poderá causar queimaduras sérias!
A mistura do vidro falso ficará muito quente, por isso tome muito cuidado!
7- Leve para o congelador por, no mínimo, 30 minutos, e estará pronto o vidro falso, basta desenformar!
Você verá que o líquido endureceu e ficou transparente, tornando-se muito parecido com um vidro de verdade. Mas esse tem um gostinho de açúcar e não machuca se for quebrado. Se a forma ou o prato possuírem desenhos em alto relevo, o prato falso de vidro produzido ficará também com esses desenhos, o que dá um aspecto muito bonito.
Mas como o açúcar que era branquinho ficou transparente? Bem, milhares de moléculas de açúcar que estavam unidas em cristais separaram-se pela ação da água. Separadas, elas ficaram tão pequenas que se tornaram praticamente invisíveis a olho nu. Daí, no momento do aquecimento, as moléculas de açúcar juntaram-se ainda mais, passando para o estado líquido. Essa transformação de partículas sólidas para líquidas é chamada de fusão, como mostra o texto Estados Físicos da Água e suas Mudanças.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química