Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Fator Rh

Aprenda o que é fator Rh e descubra de uma vez por todas por que o sangue é classificado em positivo e negativo.

Além do sistema ABO, ao falar do tipo sanguíneo, citamos o fator Rh. Além do sistema ABO, ao falar do tipo sanguíneo, citamos o fator Rh.

Quando as pessoas falam seu tipo sanguíneo, este sempre vem acompanhado da expressão positivo ou negativo, mas o que isso significa?

→ O que é fator Rh?

Quando falamos que um sangue é positivo ou negativo, fazemos referência ao fator Rh. Esse fator nada mais é que um aglutinogênio ou antígeno (partícula capaz de desencadear a produção de anticorpo) presente nas hemácias. Quem possui esse antígeno é chamado de Rh positivo (RH+) e que não o possui é chamado de Rh negativo (Rh-).

Em uma pessoa Rh positivo, o plasma não possui anticorpos anti-Rh, assim como no Rh negativo. Entretanto, em indivíduos Rh negativo, ocorre a produção de anticorpos caso a pessoa tenha contato com o antígeno Rh.

→ Quando o fator Rh foi descoberto?

O fator Rh foi descoberto em 1940 por Landsteiner e Wiener, que faziam experimentos com o sangue de macacos do gênero Rhesus (atualmente classificado como Macaca mulata) – daí o nome fator Rh. A descoberta aconteceu após a injeção do sangue desse gênero de macacos em coelhos. Estes começaram a produzir anticorpos para combater as hemácias colocadas em seu corpo. Isso acontecia porque os coelhos produziam um anticorpo em resposta aos antígenos presentes na hemácia. Ao anticorpo deu-se o nome de anti-Rh.

O teste com sangue humano foi então feito e percebeu-se que, ao colocar o soro anti-Rh em algumas gotas de sangue, ocorria aglutinação (formação de um aglomerado de células) na maioria dos casos (cerca de 35%). Isso demonstrava, portanto, que algumas amostras de sangue possuíam o antígeno Rh, mas outras não.

→ Eritroblastose fetal e o fator Rh

A eritroblastose fetal, também chamada de doença hemolítica do recém-nascido, é um problema causado pela incompatibilidade do Rh. Ocorre quando uma mãe Rh negativo tem uma segunda gestação de um filho Rh positivo.

Durante a gestação, é comum, principalmente no parto, que o sangue do feto entre em contato com o sangue da mãe. No caso da mãe Rh negativo, na primeira gestação, ocorre o contato, o que faz com que o organismo materno produza anticorpos contra o antígeno Rh. Nesse momento, dizemos que houve uma sensibilização.

Quando ocorre uma segunda gestação, a passagem do sangue pode gerar uma resposta imunológica rápida e uma grande produção de anticorpos anti-Rh, que possuem a capacidade de atravessar a placenta. Esses anticorpos causam a destruição das hemácias do segundo filho, podendo causar anemia severa.

Para prevenir a eritroblastose fetal, é necessário que, logo após o nascimento do primeiro filho, a mulher receba anticorpos anti-Rh. Isso faz com que as hemácias do feto sejam destruídas rapidamente, impedindo que o corpo da mãe produza anticorpos e fique sensibilizado.
 

Videoaula relacionada:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Anticorpos

Ciências

Como o sangue é produzido?

Ciências

Plasma sanguíneo

Ciências

Sangue

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.