Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Escorbuto

Saiba mais sobre o escorbuto, uma doença relacionada com a deficiência de vitamina C que afetava muitos marinheiros no século 18.

O limão é uma importante fonte de vitamina C, assim como as demais frutas cítricas O limão é uma importante fonte de vitamina C, assim como as demais frutas cítricas

Você já ouviu falar de escorbuto? Essa doença é causada pela falta de vitamina C e foi responsável por causar várias mortes em marinheiros no século 18. Muitos marinheiros ficavam vários dias no mar sem ter uma alimentação adequada, comendo, principalmente, peixes e arroz, pois não era possível o transporte de vegetais em grandes viagens. Para se ter uma ideia do problema, Vasco da Gama, ao contornar o Cabo da Boa Esperança, perdeu mais da metade de seus marinheiros para essa simples doença.

Quando o escorbuto foi descoberto?

Existem relatos do escorbuto desde 1500 a.C., mas a maior frequência de casos foi observada na época das grandes expedições marítimas, quando muitos marinheiros morreram em decorrência da enfermidade. Felizmente, hoje a doença é pouco relatada e praticamente não causa morte.

A doença foi corretamente entendida em 1747 por James Lind, um médico da Marinha Britânica que resolveu criar um experimento para identificar o problema que afetava tantos marinheiros. Ele dividiu os homens em grupos e forneceu alimentos diferentes a eles. Aqueles grupos que receberam laranjas e limões, ou seja, produtos cítricos, apresentaram uma recuperação rápida da doença. Com isso, ficou clara a relação entre a alimentação e o escorbuto. O trabalho de Lind foi tão importante que, em 1795, a Marinha Britânica tornou obrigatória a ingestão de frutas cítricas pelos marinheiros.

Sintomas do escorbuto

O escorbuto é uma doença que causa, principalmente, manifestações hemorrágicas, como o sangramento na gengiva e dificuldade de cicatrização de feridas. Entretanto, outros sinais e sintomas podem ser relatados, como mal-estar, fadiga, dores musculares, dentes abalados e suscetíveis à queda, anemias, cabelos quebradiços, febre e convulsões. Se não tratado adequadamente, o escorbuto pode causar a morte. Em razão dos sintomas pouco específicos e do baixo índice da doença, o diagnóstico geralmente não é fácil.

Prevenção

O escorbuto pode ser prevenido por meio de uma alimentação saudável e balanceada com índices adequados de vitamina C. Mesmo que essa vitamina seja encontrada em leite, por exemplo, é importante investir em vegetais frescos, principalmente frutas cítricas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, deve-se ingerir diariamente de 30 mg a 60 mg de vitamina C. Além de evitar o escorbuto, uma alimentação rica em vitamina C pode prevenir outras doenças, como as formas graves de resfriado.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Química do limão

Ciências

Vitaminas dos Alimentos

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.