Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória.
A epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula, impedindo que alimentos e outros corpos estranhos sigam para o sistema respiratório no momento da deglutição. Quando o alimento ou outro corpo estranho entra no sistema respiratório, engasgamos. Esse processo garante que esse corpo estranho seja expelido e que o indivíduo possa respirar adequadamente.
O engasgo é considerado uma emergência, uma vez que pode fazer com que a pessoa tenha a passagem de ar bloqueada, causando asfixia e, em alguns casos, a morte.
Leia mais: Corpo humano — é capaz de realizar diversas funções graças às complexas estruturas que possui
A epiglote é uma estrutura cartilaginosa que se estende da laringe à faringe. Ela tem a forma de uma folha e está ligada à borda superior da cartilagem tireoide. É importante não confundir epiglote com glote. A glote é o nome dado ao espaço entre as duas pregas vocais.
A epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma espécie de válvula. Durante o ato de engolir o alimento (deglutição), essa válvula se fecha e impede que o alimento siga em direção à via respiratória. Quando estamos respirando, no entanto, a válvula se abre, permitindo o fluxo adequado de ar.
Leia mais: Nariz — estrutura cartilaginosa também muito importante para nossa respiração
O engasgo nada mais é que uma manifestação do nosso organismo para expelir um corpo estranho das vias respiratórias. Quando nos alimentamos, por exemplo, e o alimento “segue para o caminho errado” durante o ato de engolir, engasgamos.
O engasgo pode ser bastante perigoso, uma vez que nem sempre consegue garantir que o corpo estranho seja expelido das vias respiratórias. Nessas situações, uma pessoa pode ter asfixia, ficar inconsciente e até mesmo morrer. É necessário, portanto, que a pessoa seja socorrida rapidamente.
Quando se fala em socorro em caso de engasgo, uma das técnicas para tanto é a manobra de Heimlich. Para realizá-la, é importante que a pessoa que fará o socorro se posicione atrás da vítima e passe os braços ao redor do abdome dela.
É importante manter uma das mãos fechadas sobre a região da boca do estômago, e a outra mão comprimirá a primeira. Ao mesmo tempo, a pessoa deve empurrar a boca do estômago no sentido para dentro e para cima. O movimento deve ser repetido até que o corpo estranho seja eliminado. Veja a figura abaixo.
É importante destacar que dar palmadas nas costas da pessoa que está engasgada é um mito. A técnica não ajudará a pessoa a se desengasgar e pode fazer com que o socorro correto seja adiado, o que pode colocar a vida dela em risco.