Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Elefante-africano

Saiba mais sobre o elefante-africano, a maior espécie de mamífero terrestre existente em nosso planeta.

A tromba do elefante ajuda o animal a pegar alimento e beber água A tromba do elefante ajuda o animal a pegar alimento e beber água

Os elefantes-africanos (Loxodonta africana) são os maiores mamíferos terrestres. Apresentam cerca de oito metros de comprimento, quatro metros de altura e impressionantes sete toneladas de massa. Os incríveis dados, no entanto, não param por aí. Que tal conhecer mais sobre essa maravilhosa espécie?

Principais características

Os elefantes-africanos são animais de coloração, normalmente, cinza e pele bastante espessa com poucos pelos. Possuem corpo bastante pesado, que se apoia sobre pernas grossas e pés largos. Possuem grandes presas na mandíbula superior, que crescem por toda a vida do animal e recebem o nome de marfim.

Uma das características mais marcantes do elefante-africano é a presença da tromba. Essa estrutura, longa e flexível, pode pesar até 200 kg e ajuda o animal a sentir odores e segurar objetos. É também por meio da tromba que ele consegue pegar o alimento e levar água até a boca. Suas orelhas também impressionam, podendo alcançar até metade da altura do animal.


O elefante é o maior mamífero terrestre do planeta

Habitat e hábitos de vida

Os elefantes-africanos estão distribuídos pelo continente africano, sendo encontrados em áreas de florestas, campos, savanas e desertos. São animais que vivem em grupos, os quais são liderados pela fêmea mais velha. São ativos durante o dia e comunicam-se por sons de baixa frequência.

Esses animais são herbívoros e comem de 70 a 150 kg de comida diariamente. Seu alimento favorito sãos as acácias, plantas que se destacam pela presença de grandes espinhos.

Reprodução do Elefante

A maturidade sexual do elefante é atingida quando eles completam entre 8 e 12 anos de idade. A gestação do elefante, assim como as suas outras características, também impressiona, uma vez que a fêmea passa quase dois anos gerando seu filhote (22 meses). Quando nasce, um filhotinho de elefante já apresenta 115 kg e mede, em média, 100 cm de altura. Apesar de seu tamanho, o novo elefante é protegido por outras fêmeas do grupo.

Expectativa de vida

Os elefantes-africanos estão entre os animais mais longevos do planeta. Na vida selvagem, esse mamífero vive, em média, 56 anos. Infelizmente, em cativeiro, os elefantes vivem apenas 17 anos.

A caça predatória

A caça predatória é uma das maiores ameaças ao elefante-africano. Em muitos lugares, esses animais são mortos para a retirada do marfim e venda no comércio, que é ilegal.

A caça está diminuindo cada dia mais o número de espécies na África. O elefante-africano já está perto da triste lista de animais extintos do planeta. Atualmente, os elefantes estão classificados como vulneráveis na lista de espécies ameaçadas.

Curiosidade: Você sabia que existem duas espécies de elefante no planeta? Além do elefante-africano, existe o elefante-asiático (Elephans maximus). Ambos pertencem à família Elephantidae.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Ameaça aos elefantes pela caça ao marfim

Ciências

Animais domésticos e silvestres

Ciências

Animais herbívoros

Ciências

Girafas

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.