Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Classificação dos mamíferos

Entenda a classificação dos mamíferos e aprenda a diferença entre as espécies classificadas como monotremados, placentários e marsupiais.

Os coalas são mamíferos marsupiais, ou seja, que possuem uma bolsa externa onde o filhote termina seu desenvolvimento Os coalas são mamíferos marsupiais, ou seja, que possuem uma bolsa externa onde o filhote termina seu desenvolvimento

Os mamíferos são animais bastante diversificados e que, apesar de serem bastante distintos anatomicamente, apresentam em comum algumas características. Esse grupo de vertebrado destaca-se pela presença de glândula mamária, a qual produz leite que serve de alimento para os filhotes em início de desenvolvimento. Os pelos também são uma importante característica dos mamíferos, estando associados a isolamento térmico, camuflagem, comunicação e percepção do meio.

Classificação dos mamíferos

Os mamíferos podem ser classificados em três subclasses: Allotheria, Prototheria e Theria. A subclasse Allotheria não apresenta no tempo atual nenhuma espécie viva, sendo, portanto, completamente extinta. A subclasse Prototheria inclui os monotremados, e a Theria inclui a infraclasse Metatheria (marsupiais) e a Eutheria (placentários).

A seguir falaremos sobre os principais grupos de mamíferos: Monotremados (Subclasse Prototheria), Placentários e Marsupiais (Subclasse Theria).

Subclasse Prototheria:


Os ornitorrincos são monotremados, ou seja, mamíferos que botam ovos

Monotremados: esse grupo apresenta mamíferos que botam ovos. Entretanto, apesar de serem ovíparos, esses mamíferos apresentam em comum com os outros o fato de alimentarem seus filhotes com leite. Vale destacar, no entanto, que nesse grupo não existe a presença de mamilos, sendo assim, os filhotes não sugam o leite, mas o lambem. Outra característica importante nesse grupo é que os adultos não possuem dentes. Os monotremados são representados pelos ornitorrincos e as equidnas.

→ Subclasse Theria:

Placentários: A grande maioria dos mamíferos atuais é classificada como placentários. Esses animais possuem uma placenta bem desenvolvida que garante a transferência dos nutrientes da mãe para o embrião em desenvolvimento e também permite a remoção dos produtos do metabolismo do embrião. Como exemplo de placentários, podemos citar os seres humanos.


Os cachorros são animais placentários, ou seja, que possuem uma placenta desenvolvida

Marsupiais: são um grupo de mamíferos que também possuem placenta, entretanto, essa estrutura é menos desenvolvida e o período de gestação desses animais é menor. Nos marsupiais, os filhotes nascem ainda imaturos, terminando seu desenvolvimento dentro de uma bolsa externa. No interior dessa bolsa, os filhotes ficam ligados ao mamilo e completam aí seu desenvolvimento. Esse grupo de mamíferos é muito dominante na região da Austrália. Como exemplo, podemos citar o canguru e o coala.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Animais | Ensino Fundamental I

Ciências

Cangurus

Ciências

Coala

Ciências

Focas

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.