O cérebro é nosso centro de comando do sistema nervoso, responsável por controlar basicamente todas as nossas funções, como a inteligência, capacidade de pensamento e memória.
O cérebro é o órgão mais importante do nosso sistema nervoso e fica dentro da caixa craniana, sendo protegido por ela. Esse órgão pesa cerca de 1,5 kg.
O cérebro é o responsável por coordenar as funções do nosso corpo, isso significa que ele controla todas as ações voluntárias e involuntárias que temos, e é por causa dele que nós andamos, falamos, respiramos, sentimos o gosto das comidas, pensamos e temos memórias, entre outras atividades.
O cérebro é dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo, separados por um sulco conhecido como fissura longitudinal do cérebro. Os hemisférios são divididos em quatro lobos: o lobo frontal, lobo temporal, lobo parietal e lobo occipital e a ínsula.
Leia também: Corpo humano — os órgãos e sistemas que integram sua anatomia
O cérebro coordena todas as ações voluntárias do nosso corpo, como andar, falar, comer, e as ações involuntárias, como espirrar, respirar, bocejar. A memória, o raciocínio, a razão, o comportamento, a inteligência, entre outras funções, são controladas pelo cérebro, com a participação de outros órgãos presentes no encéfalo. O cérebro recebe as informações por meio dos órgãos dos sentidos e, em seguida, processa-as, emitindo uma resposta.
O sistema nervoso é divido em dois tipos: o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central (SNC) é divido em encéfalo e medula espinhal.
O encéfalo possui três principais estruturas:
O cérebro é composto por dois hemisférios, esquerdo e direito, separados pela fissura longitudinal, e dentro dela existe uma estrutura chamada de corpo caloso, que comunica os dois lados do cérebro.
Cada lado do cérebro tem funções características, e parece estar associado com atividades diferentes, por exemplo, o lado direito é mais associado à criatividade, à intuição, e o lado esquerdo, ao raciocínio e à lógica.
Ao redor das estruturas do cérebro circula um líquido que conhecemos como líquor, agindo como um tipo de amortecedor de choques. Provavelmente você já ouviu falar em pessoas que fazem um exame retirando o líquor para análise de doenças, como a meningite.
O cérebro humano não é liso, ele apresenta irregularidades conhecidas como giros e sulcos, que proporcionam maior processamento de informações e capacidade cognitiva por meio de um aumento na área de superfície cerebral, fazendo com que o cérebro consiga abranger um maior número de neurônios.
O neurônio é a unidade fundamental, um tipo de célula com a função básica de receber, processar e enviar informações, pois ele conduz o que chamamos de impulso nervoso.
O cérebro é dividido em cinco áreas, sendo quatro lobos e a ínsula. A insula é uma região muito importante, porém alguns estudiosos a consideram como um lobo, e outros não. Sendo assim, as partes do cérebro são: o lobo frontal, lobo temporal, lobo parietal, lobo occipital e a ínsula.
Ainda no cérebro, temos dois tipos de substâncias, as brancas e as cinzentas. O cérebro possui o córtex cerebral, que é a camada externa que o recobre, sendo composto pela sustância cinzenta.
A substância branca consiste em axônios recobertos por camadas de mielina e fica localizada no interior do cérebro. A substância cinzenta, como já falamos, é mais externa e constituída pelos corpos dos axônios, responsáveis pelos processamentos das informações.
Leia também: A pele é um tecido ou um órgão?