Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Cera do ouvido

Entenda o que é a cera do ouvido, qual é sua importância e por que o uso de cotonete é frequentemente não recomendado pelos médicos.

O cerume é formado no canal auditivo e possui função protetora O cerume é formado no canal auditivo e possui função protetora

Todas as pessoas já devem ter percebido a produção de cera nos ouvidos. Aquela cera, aparentemente sem função no corpo, é, na verdade, uma importante forma de proteção do canal auditivo.

→ O que é a cera do ouvido?

A cera do ouvido, também conhecida como cerume, é uma secreção de consistência pastosa, de coloração entre o amarelo claro e o marrom escuro, que é produzida por glândulas sebáceas localizadas no canal auditivo. Essa secreção constitui uma importante defesa dessa região e atua como uma barreira mecânica e química, uma vez que possui substâncias que evitam a multiplicação de bactérias e fungos.

Apesar de seu importante papel para a audição, algumas vezes, a cera pode obstruir o canal auditivo, o que pode desencadear dor, coceira, zumbido, vertigem e até mesmo a perda temporária da audição. Isso ocorre principalmente em pessoas que apresentam uma produção excessiva dessa substância, que chega a endurecer no canal auditivo. Outro fator que pode influenciar na formação desse cerume endurecido é a tortuosidade do canal, pois acaba dificultando a limpeza natural dessa região.

Quando a cera endurece no canal auditivo, dizemos que o cerume está impactado. Essa situação afeta um em cada 20 adultos ou um em cada três idosos. Vale salientar que apenas nesse caso é recomendada a retirada do cerume, procedimento que somente deve ser feito por um profissional.

Algumas pessoas apresentam o hábito de frequentemente utilizar o cotonete para limpar o canal auditivo externo. Esse ato não é recomendado porque, em vez de ajudar na remoção do cerume, muitas vezes ocorre o deslocamento desse produto para o fundo da cavidade do ouvido. Além disso, como já foi dito, o cerume é um fator de proteção e, por isso, não deve ser retirado quando não está em excesso.

→ Como é feita a remoção do cerume impactado?

Quando o paciente apresenta obstrução do canal auditivo, podem ser utilizadas diferentes técnicas de remoção do cerume, como a retirada por meio de instrumentos adequados (pinças), aspiração ou lavagem com água ou solução salina. Nos três casos citados, o procedimento deve ser feito por um profissional, pois uma manobra incorreta pode prejudicar a audição do paciente.

Não existe tempo certo para a remoção do cerume. Alguns pacientes passam anos sem a necessidade de retirada, enquanto outros, porém, precisam procurar um médico a cada três ou quatro meses.

ATENÇÃO: Para limpar as orelhas, utilize apenas uma toalha úmida e delicada após o banho e limite-se a limpá-las externamente.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Audição

Ciências

Glândulas sebáceas

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.