Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Anabolizantes

Você já ouviu falar em anabolizantes? Clique e saiba o que são essas drogas, seus usos medicinais e por que são tão utilizadas para fins estéticos. Conheça também os principais riscos à saúde da utilização de anabolizantes sem recomendação médica e por que não devemos usá-los para conseguir o corpo dos sonhos.

Muitas pessoas fazem uso de anabolizantes como forma de obter o corpo perfeito Muitas pessoas fazem uso de anabolizantes como forma de obter o corpo perfeito

Você já ouviu falar em anabolizantes? Esse produto apresenta fins medicinais, mas é constantemente utilizado para fins estéticos. A seguir, vamos explicar o que são os anabolizantes e por que não é uma boa ideia fazer uso desses produtos.

O que são anabolizantes?

Os anabolizantes são drogas que imitam o hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser encontrados na forma de comprimidos ou ampolas. No caso dos comprimidos, o anabolizante, após a ingestão, é absorvido pelo intestino e processado no fígado. A ampola, por sua vez, é a forma do anabolizante que é colocada diretamente na corrente sanguínea.

Esses produtos são usados para tratar algumas condições, como o hipogonadismo em homens, que consiste em uma baixa produção de testosterona. Além disso, os anabolizantes são empregados no tratamento de outros problemas, como algumas anemias, alguns tipos de câncer, cirrose e osteoporose. Entretanto, eles são conhecidos principalmente por garantir um aumento na resistência física e promover um ganho na massa muscular.

Mas ganhar massa muscular e resistência não é uma coisa boa?

Infelizmente, o ganho dessa massa e da resistência com o uso de anabolizantes não é uma coisa boa, pois afeta o organismo de várias outras formas. Sendo assim, apesar de parecer uma solução rápida que deixará a pessoa com o corpo perfeito rapidamente, essa não é uma forma saudável e não deve ser adotada.


Anabolizantes podem causar sérios danos à saúde

A seguir, veja os principais problemas causados pelo uso de anabolizantes:

  • Danos ao fígado quando usado oralmente;

  • O uso de forma injetável pode aumentar riscos de contaminações por doenças por causa do compartilhamento de seringas;

  • Engrossamento da voz;

  • Aumento da pressão arterial;

  • Variações de humor;

  • Depressão;

  • Agressividade;

  • Surgimento de acne;

  • Aumento do risco de lesões musculares;

  • Aumento do volume das mamas em homens;

  • Diminuição do número de espermatozoides em homens e irregularidades menstruais em mulheres;

  • Problemas no crescimento quando usados por adolescentes que não chegaram à sua estatura final.

Percebe-se, portanto, que o uso desse produto, sem recomendação e sem acompanhamento médico, pode causar danos graves à saúde. Por essa razão, o uso para fins estéticos não é recomendado, já que esses resultados podem ser conseguidos com a realização de atividades físicas e a adoção de alimentação saudável.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Alimentação

Ciências

Alimentação saudável

Ciências

Atividades físicas

Ciências

Dicas para uma alimentação saudável

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.