Orações subordinadas adverbais
Descubra aqui a importância de aprender as orações subordinadas adverbiais sem decorar.
Se, porventura, ao acessar o texto “Orações subordinadas adverbiais”, você tenha ficado de cabelinhos em pé, não se preocupe, pois saiba que mesmo sendo um assunto assim um pouco extenso, você apreenderá um assunto muito importante no sentido de construir de forma clara, precisa e objetiva seus discursos no momento de toda e qualquer comunicação.
Dessa forma, neste nosso encontro, gostaríamos de orientá-lo (a) no sentido de não decorar tais orações, uma vez que são muitas e porque isso em nada o (a) ajudará, ok? Tudo aquilo que aprendemos somente utilizando aquela famosa regrinha da “decoreba”, provavelmente no futuro não fará muito sentido para nós, concorda?
Pois bem, estamos aqui para dizer que a melhor alternativa é você analisar com calma, com serenidade, cada oração, para assim fazer as escolhas de forma adequada, tendo em vista aquilo que pretende dizer, combinado?
Vamos analisar então três exemplos em que verificamos a presença da mesma conjunção, porém com classificações diferentes. É só ter a esperteza de identificá-la corretamente. Vamos juntos nessa empreitada?
Fizemos a pesquisa como pediu nossa querida professora.
Como chovia bastante não pudemos ir ao cinema.
Mamãe dormia como um anjo.
Pois bem, você é capaz?
No primeiro caso temos uma oração subordinada adverbial conformativa. Já no segundo deles temos uma oração subordinada adverbial causal.
Ufa!!! Ainda bem que chegamos ao terceiro! Descobrimos então que se trata de uma oração subordinada adverbial comparativa.
Percebeu como é fácil???
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras