Morfossintaxe do substantivo
Que tal ampliar ainda mais seus conhecimentos sobre mais uma novidade que a língua nos reserva? Então clique e confira um pouco mais sobre a morfossintaxe do su
Morfossintaxe... Essa palavrinha, porventura o(a) remete a alguma noção? Pode até ser que você já tenha se esquecido, digamos assim, de alguns detalhes... Contudo, não custa nada relembrá-los, não é mesmo? Pois bem, vamos ao texto “Morfossintaxe”
O que lá encontramos diz respeito a nada mais nada menos que o fato de um determinado vocábulo ser analisado de acordo com a classe gramatical a que pertence (morfologia), como também ser analisado de acordo com a função que desempenha dentro de uma oração (sintaxe). Assim, temos que esses dois aspectos, quando manifestados de forma simultânea (junta), faz com que a ocorrência sobre a qual falamos, prevaleça, sobretudo de forma adequada.
Dessa forma, ao fazermos referência à morfossintaxe do substantivo, significa afirmarmos que ele poderá, de acordo com a situação em que se encontra empregado na oração, assumir distintas funções – das quais também já temos conhecimento. Ora, tente lembrar-se do objeto direto, complemento nominal, sujeito, predicativo do sujeito, adjunto adverbial, entre tantos outros. Assim, vamos analisar algumas situações nas quais podemos constatar esse fato? Observe atentamente:
O substantivo pode assumir diferentes funções dentro de uma oração
# Sujeito
A garota é linda.
Temos o sujeito – a garota, e o núcleo desse sujeito = garota – substantivo.
# Predicativo do sujeito
Ela é boa menina.
Menina = substantivo = predicativo do sujeito
# Objeto indireto
Precisamos de amor.
Amor = substantivo = objeto indireto
# Complemento nominal
Temos necessidade de amor.
Amor = substantivo = complemento nominal
# Agente da passiva
Fomos surpreendidos pelos visitantes.
Visitantes = substantivo = agente da passiva
# Vocativo
Alunos, façam a pesquisa.
Alunos = substantivo = vocativo
# Adjunto adverbial
Fomos dar um passeio no shopping.
Shopping = substantivo = adjunto adverbial de lugar
# Aposto
A Beatriz, aluna, obteve a melhor nota da sala.
Aluna = substantivo = aposto
# Objeto direto
Lemos os livros.
Livros = substantivo = objeto direto
Como você pôde perceber, são muitas as funções, não é verdade? Dessa forma, saiba que não ocorre somente com o substantivo, mas com muitos outros casos que representam as dez classes gramaticais, ok?
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras