Português

Concordância de verbos acompanhados do pronome se

Deseja conhecer mais um assunto relacionado à nossa língua portuguesa? Então, não se esqueça de que em apenas um clique fará descobertas incríveis!

A concordância de verbos com o pronome se está relacionada a fatores específicos

Qual destas frases você considera como correta?

Vende-se brinquedos

  OU

Vendem-se brinquedos

Independentemente de qual poderá ter sido a sua resposta, o fato é que a partir de agora iremos conhecer mais um importante assunto relacionado à Língua Portuguesa, e que representa muita importância para nós, que precisamos fazer bom uso dela em todos os instantes, concorda?

Pois bem, você se lembra dos complementos verbais, não é mesmo?

Sabemos então que esses complementos podem ser acompanhados ou não da preposição. Assim, retomando as frases anteriores, ao fazermos a perguntinha ao verbo, representada pela forma “vende-se o quê”?  Brinquedos, obviamente. Como pôde perceber, trata-se de um objeto direto, pois o verbo vender se classifica como transitivo direto.

Outro assunto, que também já estudamos, representado pelas vozes do verbo, ao transformarmos a última oração para a voz passiva analítica, teremos como resultado:

Brinquedos são vendidos.

Agora, temos que “brinquedos” representa o sujeito da oração de que falamos, não é verdade?

Dessa forma, podemos afirmar que a concordância deve se dar entre o verbo (vendem-se) e o sujeito (brinquedos). Sabe por qual motivo? Pelo fato de o verbo ser transitivo direto, como já falamos. Nesse caso, saiba que o pronome “se” se classifica como pronome apassivador.

Mas vamos analisar mais dois casos:

 

 

Precisa-se de amigos sinceros.
Vive-se tranquilamente aqui.

Analisando a primeira oração, temos que o verbo que a constitui se classifica como transitivo indireto, pois o termo que o completa é acompanhado de uma preposição, ou seja, precisa-se quê?  De amigos sinceros.

Queremos que você compreenda que nesse caso, como se trata de um verbo que assim se classifica (transitivo indireto), ele, necessariamente, deverá permanecer na terceira pessoa do singular, pois se trata de um índice de indeterminação do sujeito.  

E quanto à segunda oração: vive-se tranquilamente aqui?

Como pôde perceber, trata-se de um verbo intransitivo, ou seja, não necessita de nenhum complemento, por isso ele também atua como índice de indeterminação do sujeito e permanece no singular.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Versão completa