Matemática

Gráficos

Saber fazer a leitura dos diferentes tipos de gráficos (de colunas, de barras, de setores e de linhas) é fundamental para entendermos os resultados de pesquisas estatísticas.

Os gráficos representam os resultados de pesquisas.

Os gráficos representam os resultados de pesquisas feitas para entender melhor as estatísticas. Com um gráfico é mais fácil fazer a leitura, a interpretação e a comparação de dados. Em jornais, é bastante comum o uso de gráficos para comunicar a população sobre diferentes informações.

Os principais tipos de gráficos são os seguintes:

  • gráfico de colunas;

  • gráfico de barras;

  • gráfico de setores (conhecido também como gráfico de pizza);

  • gráfico de linhas.

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Quais são os elementos dos gráficos?

Todo gráfico tem como objetivo principal passar uma informação de forma direta. Então, as informações do gráfico devem ser expressas de forma clara e objetiva. Para que fique completo, os principais elementos que um gráfico precisa ter é um título, que nos informa o tema do gráfico, e uma legenda, que nos ajuda a identificar as informações contidas nele.

Quais são os tipos de gráficos?

Existem diferentes tipos de gráficos, e cada um deles é utilizado em momentos diferentes. Veja a seguir os principais tipos.

Gráfico de colunas

O gráfico de colunas é um gráfico que usa retângulos na vertical, com alturas proporcionais para representar e comparar os resultados obtidos em uma pesquisa. O seu uso é muito comum na conta de energia e de água e nos jornais também. Veja um exemplo de gráfico de barras:

Gráfico de barras

O que difere o gráfico de barras do gráfico de colunas é que no caso do primeiro, as barras são na horizontal. Portanto, o gráfico de barras mostra o mesmo que o gráfico de colunas, mas de forma horizontal. Veja um exemplo de gráfico de barras:

Gráfico de setores

O gráfico de setores, conhecido também como gráfico de pizza, é feito na fórmula de um círculo, dividido em fatias. Veja a seguir um exemplo de gráfico de setores:

No gráfico de setores, é possível ver qual é o maior setor — nesse caso, quais são as atividades físicas favoritas dos alunos. Olhando para o gráfico, é possível perceber que a maioria dos estudantes preferem jogar futebol, mas que grande parte desses estudantes gostam de natação. O gráfico de setor é muito usado em situações nas quais a resposta é uma comparação em porcentagem em relação ao todo.

Gráfico de linhas

O gráfico de linhas é bastante comum para mostrar o crescimento ou o decrescimento de uma variável, ao decorrer do tempo. O gráfico de linhas pode ser utilizado para analisar o crescimento de uma criança, a intenção de votos durante as eleições, as vendas de uma empresa, entre outros usos. Veja um exemplo de gráfico de linhas:

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Exercícios resolvidos sobre gráficos

Questão 1

O gráfico a seguir mostra o número de irmãos que cada um dos alunos do 9º ano de uma escola possui:

Analisando o gráfico, podemos afirmar que:

A) a maioria dos estudantes são filhos únicos.

B) 11 estudantes têm dois irmãos ou mais.

C) 14 estudantes possuem um único irmão.

D) o gráfico utilizado é um gráfico de linhas.

Resolução:

Alternativa B

Analisando o gráfico, percebemos que há 5 estudantes que têm dois irmãos, 4 estudantes que têm 3 irmãos e 2 estudantes que têm quatro ou mais, então 5 + 4 + 2 = 11. Logo, 11 estudantes têm dois irmãos ou mais.

Questão 2

O gráfico a seguir mostra o tempo, em horas, gasto por Marcelo com leitura, de segunda-feira até sexta-feira.

Analisando o gráfico, podemos afirmar que:

A) O gráfico é sempre decrescente, ou seja, o tempo de leitura sempre diminui de um dia para o outro.

B) O gráfico é sempre crescente, ou seja, o tempo de leitura sempre aumenta de um dia para o outro.

C) Terça-feira e sexta-feira foram os dias em que ele fez menos leitura.

D) Na terça-feira e na quarta-feira feira, o tempo de leitura se manteve de um dia para o outro.

Resolução:

Alternativa D

Podemos observar que tanto na terça-feira quanto na quarta-feira o tempo de leitura se manteve em 1 hora.

Por Raul Rodrigues de Oliveira

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