Importância de estudar a História
A História é uma ciência que estuda a ação humana no tempo e no espaço, sendo fundamental na formação da nossa capacidade crítica e do senso de cidadania.
A importância de estudar a História está na capacidade da área em desenvolver o senso crítico e de cidadania nas pessoas. Trata-se de uma área do conhecimento que estuda a ação humana no tempo e no espaço, permitindo que entendamos nossa realidade com base no que fizemos no passado.
Além disso, a História auxilia no desenvolvimento da capacidade de interpretação textual e visual, na capacidade de pesquisa, e nos ajuda a entender o mundo em que vivemos. Para a sociedade, a História auxilia no fortalecimento da cidadania e da democracia, garantindo cidadãos que saibam evitar informações falsas.
Resumo sobre a importância de estudar História
-
A História é uma área do conhecimento que estuda a ação humana no tempo e no espaço.
-
O trabalho do historiador é realizado com base na análise das fontes históricas.
-
A História é importante, pois permite o desenvolvimento do senso crítico do indivíduo.
-
Além disso, contribui no desenvolvimento das habilidades de pesquisa e interpretação.
-
Para a sociedade, a História contribui no fortalecimento da cidadania e da democracia.
O que é História?
A História é a ciência da ação humana no tempo e no espaço. O trabalho do historiador se orienta com base nas fontes históricas, isto é, vestígios do passado utilizados para que o estudo da História seja realizado. O trabalho dos historiadores deve ser feito de maneira crítica, utilizado métodos de estudo e análise para entender o objeto que está sendo estudado.
As análises dos historiadores lhes permitem compreender os eventos e processos históricos, entendendo as transformações pelas quais a humanidade passou ao longo do tempo. A História, enquanto área do conhecimento, surgiu na Grécia por meio de Heródoto. Ele foi responsável por sistematizar uma longa pesquisa sobre a História do povo grego.
As fontes históricas são os meios pelos quais se estuda a História humana, fazendo análises sobre o passado. Existem diferentes tipos de fontes históricas, como:
-
fontes escritas;
-
fontes orais;
-
fontes audiovisuais;
-
fontes materiais;
-
fontes arqueológicas.
Se quiser saber mais sobre os tipos de fontes históricas, leia nosso texto.
Para que serve a História?
Enquanto área do conhecimento e disciplina escolar, é bastante comum que as pessoas se questionem sobre a utilidade do conhecimento histórico. A História é uma disciplina que auxilia no desenvolvimento da capacidade crítica, uma vez que o conhecimento histórico permite que uma pessoa analise informações e acontecimentos com melhor propriedade.
Essa capacidade crítica, no entanto, não é obtida por mero acúmulo de informação, mas sim pelo estudo da História com criticidade, fazendo a interpretação e a análise adequadas daquilo que se estuda. O desenvolvimento da capacidade crítica é algo fundamental em nossa sociedade, pois nos ajuda a filtrar informações perigosas e falsas.
Isso porque muitos intelectuais das Ciências Humanas apontam que vivemos na era da pós-verdade, em que as notícias e o debate político público buscam mais afetar as emoções e crenças das pessoas do que ser condizentes com os acontecimentos efetivamente reais e objetivos. A História, portanto, nos ajuda a problematizar o cenário em que estamos e os fatores que nos cercam.
A História também nos ajuda a conhecer o mundo, entendendo as diferenças entre as pessoas e que o respeito é necessário para vivermos em comunidade. Além disso, o debate da História humana é um exercício de cidadania, uma vez que nos permite apresentar argumentos, ouvir outras maneiras de pensar, propor soluções para os problemas etc.
Estudar a História também auxilia na formação de nossa capacidade investigativa, uma vez que nos força a pensar, a pesquisar, a ir atrás de outras informações para complementar ou questionar o que estamos estudando. Além disso, o estudo da História nos permite entender melhor a nossa realidade, os problemas de nossa sociedade, o porquê de nossas tradições etc.
De um ponto de vista pragmático, o conhecimento em História é um requisito importante em nossa sociedade, sendo cobrado em provas de vestibulares, no Enem, em concursos públicos e até em processos seletivos. Sendo assim, ter esse conhecimento é importante para garantir-se as melhores oportunidades.
Leia mais: Afinal, existe objetividade em História?
Qual a importância de estudar História?
Estudar História é importante por uma série de questões, tais como:
-
desenvolvimento de capacidade crítica;
-
desenvolvimento da interpretação textual e visual;
-
desenvolvimento de capacidade de pesquisa;
-
desenvolvimento da capacidade de conhecer o mundo e entender seus problemas;
-
racionalizar soluções para os problemas que nos cercam;
-
entender e respeitar as diferenças.
Importância da História para a sociedade
A História é uma disciplina de fundamental importância para a sociedade, uma vez que deve ser usada para garantir o exercício da cidadania, a democratização da sociedade e o respeito aos Direitos Humanos.
A História é uma disciplina que nos permite entender a origem e causa dos problemas de nossa sociedade, como a desigualdade social, o racismo, a misoginia, entre outros. É entendendo esses problemas que podemos propor meios pelos quais eles podem ser superados. Para isso, a História auxilia também na formação de cidadãos críticos.
A criticidade que a História ajuda a desenvolver é fundamental para que tenhamos uma sociedade que consiga afastar aqueles que usam as informações falsas a fim de manipular e enganar as pessoas, como os oportunistas políticos que tentem impor regimes antidemocráticos, entre outros.
A importância da História para a sociedade nesse sentido é tão evidente que, em regimes autoritários, como a Ditadura Militar Brasileira, a disciplina de História foi retirada da grade curricular do ensino básico, justamente porque o potencial problematizador da História é tão grande que se torna incômodo para governos autoritários e que promovem a injustiça e a desigualdade.
Fontes
BLOCH, Marc. A apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
EREIRA, Nilton Pereira. Porque é preciso estudar História? Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/porque-ainda-e-preciso-estudar-historia/