Solstícios e equinócios
Saiba mais sobre os solstícios e equinócios e a relação desses nomes com as estações do ano!
Solstícios e equinócios são palavras muito estranhas, não é mesmo? Mas não se preocupe, pois de complicados esses elementos só têm o nome!
Os solstícios e equinócios são dois fenômenos referentes às diferentes formas com que o nosso planeta Terra é iluminado pelos raios solares. Acontece que, por causa do movimento de translação, bem como pela inclinação do planeta ao longo do ano, os raios solares apresentam-se de maneiras diferenciadas (observe a figura no início do texto).
Dessa forma, os equinócios são os períodos do ano em que a Terra é iluminada igualmente nos dois hemisférios. Nesse momento, os dias e as noites possuem a mesma duração. Confira a imagem a seguir:
No equinócio, a Terra é iluminada igualmente entre os hemisférios¹
Os equinócios ocorrem em dois períodos do ano: nas proximidades do dia 21 de março, quando ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, e nas proximidades do dia 23 de setembro, quando ocorre o equinócio de primavera.
Já os solstícios são os períodos em que a Terra é iluminada de maneira desigual nos hemisférios. Assim, no de 21 junho, há a indicação do solstício de inverno no hemisfério sul (e de verão no hemisfério norte), com os dias menores do que as noites, e no dia 21 de dezembro, há os solstícios de verão no nosso hemisfério, com as noites menores do que os dias. Vejamos:
Os solstícios de verão e de inverno no hemisfério sul.
É importante lembrar que as estações do ano estão diretamente associadas a esses processos, sendo inversas entre um polo e outro. Se for outono em um hemisfério, será primavera no outro; se for inverno em um hemisfério, então será verão no outro.
__________________
¹ Créditos da imagem: Blueshade / Wikimedia Commons
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia