Geografia

Região Norte

Características da Região que abriga a floresta Amazônica.

Mapa do Brasil: Região Norte destacada e colorida em verde.

O Norte é a maior Região do Brasil, com extensão territorial de 3.853.327,2 quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 45% da área total do país.

Essa grande área é formada pelos seguintes estados:

  • Acre – Rio Branco
  • Amapá – Macapá
  • Amazonas – Manaus
  • Pará – Belém
  • Rondônia – Porto Velho
  • Roraima – Boa Vista
  • Tocantins – Palmas

Apesar de ser a maior Região do país, o Norte possui o segundo menor contingente populacional. De acordo com dados do Censo Demográfico, realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15.865.678 pessoas residem nos estados nortistas, sendo que o Pará é o estado mais populoso – 7.588.078.

Manaus, capital do Amazonas, é a cidade mais populosa da Região (1.802.525 habitantes.). A outra cidade com mais de 1 milhão de habitantes é Belém, capital do Pará.

Manaus: capital do Amazonas.

O clima predominante na Região é o tropical, com temperaturas elevadas e grande quantidade de chuvas. O relevo é marcado por planaltos, planícies e depressões. O ponto mais elevado do Norte e também do Brasil é o Pico da Neblina, com 2.993,78 metros acima do nível do mar.

A rede hidrográfica é muito rica, composta pelos rios das bacias Amazônica e do Tocantins. A principal cobertura vegetal é a floresta Amazônica. Esse bioma apresenta grande diversidade de espécies de animais e de vegetais, sendo considerada uma das áreas de maior biodiversidade do planeta.

Floresta Amazônica.

A economia regional tem no extrativismo uma importante fonte de captação de renda. Os produtos de origem vegetal são o látex, madeira, castanha, açaí, entre outros. A mineração baseia-se na extração de ouro, minério de ferro, manganês, etc.

O setor industrial tem como grande destaque o Polo Industrial de Manaus, formado por mais de 500 indústrias que fabricam eletroeletrônicos, produtos de informática, motocicletas, entre outros.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Versão completa