Produção do vinagre
Clique e conheça como ocorre a produção do vinagre e os materiais utilizados!
Neste texto vamos explicar como é realizada a produção do vinagre, líquido que apresenta diversas utilizações no cotidiano das pessoas, como no armazenamento e preparação de alguns alimentos, no cuidado com a casa, no tratamento de algumas moléstias ou na higiene.
Antes de conhecermos como ocorre a produção, devemos saber o que é o vinagre propriamente. O vinagre é uma solução aquosa de ácido acético, ou seja, uma mistura homogênea formada por água e ácido acético (fórmula estrutural representada abaixo).
Fórmula estrutural do ácido acético
De acordo com a Legislação Brasileira, no vinagre comercial (o que compramos no supermercado), deve haver de 4% a 6 % de ácido acético, ou seja, a cada um litro de vinagre, apenas 40 a 60 mL são de ácido acético. Isso ocorre porque esse ácido em sua forma totalmente pura pode apresentar os seguintes riscos para o ser humano:
-
Como é muito volátil, se respirarmos seus vapores, pode ocorrer irritação no sistema respiratório;
-
Diarreia;
-
Vômito;
-
Lesões na boca e no trato gastrointestinal;
-
Pode gerar queimaduras de segundo grau na pele;
-
Se entrar em contato com os olhos, pode provocar cegueira.
Depois de conhecermos um pouco sobre o vinagre, vamos saber agora como ocorre sua produção.
-
A produção do vinagre
Fórmula estrutural do etanol
O vinagre é produzido a partir de uma reação química denominada de fermentação, na qual a substância orgânica etanol (C2H6O) é transformada em outra substância orgânica, o ácido acético (H4C2O2). Veja a representação dessa equação:
C2H6O + O2→ H4C2O2 + 2 H2O
A fermentação do etanol é realizada pelas bactérias acéticas, que pertencem à família Pseudomonodaceae. Algumas das bactérias que pertencem a essa família são:
-
Acetobacter aceti
-
Acetobacter pasteurianus
-
Acetobacter Xylinum
Imagens de bactérias do gênero acetobacter
Como as bactérias utilizadas na fermentação são aeróbicas (necessitam de oxigênio para se reproduzir), é comum, durante o processo de fermentação do material que foi utilizado na produção do vinagre, a formação de uma nata (chamada de mãe do vinagre) sobre a superfície do líquido. Essa nata é composta por bactérias que buscam oxigênio para realizar a sua reprodução.
Imagem demonstrando a mãe do vinagre (nata)
Os materiais que podem ser utilizados para a produção do vinagre são:
-
Vinho tinto ou branco
-
Suco de maçã
-
Suco de limão
-
Arroz
-
Cana-de-açúcar
-
Beterraba
-
Batata
-
Cevada
Como a produção do ácido acético para fazer o vinagre depende da existência do etanol, que é um álcool, podemos utilizar os produtos descritos acima (menos o vinho) desde que o carboidrato (açúcar contido nesses materiais) seja convertido em etanol.
A transformação química do açúcar em álcool, com ação da enzima zimase, é denominada de fermentação alcoólica, representada pela equação abaixo:
C6H12O6 → 2 C2H6O + 2 CO2
Diferentemente da fermentação do etanol, a fermentação alcoólica ocorre por meio de um processo anaeróbico (sem a presença de oxigênio) e é realizada por fungos (como o Saccharomyces cerevisiae) e algumas bactérias anaeróbicas.
Imagem microscópica do Saccharomyces cerevisiae
Por Me. Diogo Lopes Dias