Polvos
Polvos são animais cefalópodes que possuem oito braços ricos em ventosas. Destacam-se por sua grande capacidade de memorização e aprendizado.
Polvos são invertebrados do grupo dos moluscos que se destacam por possuírem oito braços, que partem da região da cabeça. Possuem um corpo mole, sem conchas, e contam com um sistema nervoso muito bem desenvolvido. Geralmente, locomovem-se arrastando pelo substrato, porém podem também nadar rapidamente usando jatos de água.
Além da natação rápida, os polvos, para fugir de seus predadores, contam com a capacidade de camuflagem e de lançar uma tinta preta na água, confundindo aqueles que pretendem capturá-lo. Os polvos são animais carnívoros, os quais podem se alimentar, por exemplo, de peixes, camarões e lagostas.
Leia também: Como funciona a cadeia alimentar?
Resumo sobre polvos
-
Polvos são moluscos do grupo dos cefalópodes.
-
Polvos apresentam oito braços, que partem da região da sua cabeça.
-
Polvos possuem corpo mole e não apresentam conchas.
-
Para fugir dos predadores, os polvos podem nadar rapidamente, utilizando jatos de água, ou lançar tinta na água, de modo a confundir seus predadores.
-
Os polvos apresentam capacidade de mudar a cor do seu corpo, uma característica que atua na defesa, reprodução e comunicação.
-
Polvos são animais com grande capacidade de aprendizado e memorização.
-
Polvos são animais carnívoros.
Características dos polvos
Polvos são moluscos pertencentes à classe Cephalopoda, mesma classe de lulas e sépias. O nome cefalópode vem do grego e significa “pés na cabeça”, uma referência a uma característica muito peculiar desses animais que é a presença de braços que partem dessa região. Atualmente, são conhecidas mais de 100 espécies de polvos.
Os polvos possuem oito braços, os quais destacam-se pela presença de várias ventosas. As ventosas presentes nos braços dos polvos são sésseis, grandes e curtas. Além disso, possuem inervação especializada que permite a percepção de estímulos químicos. As ventosas são usadas pelo animal na captura de alimentos, na defesa e na locomoção.
Como todos os moluscos, polvos possuem um corpo mole, mas, diferentemente de muitos representantes do filo, não possuem concha em seu corpo. Os polvos apresentam o formato do corpo que lembra um saco e possuem duas estruturas em sua boca que se parecem com um bico de papagaio, sendo usadas na sua alimentação para cortar as presas.
Os polvos, geralmente, locomovem-se arrastando-se pelo substrato. Entretanto, podem se locomover rapidamente na água com a ajuda de jatos de água eliminados por funis especializados. A natação rápida favorece a fuga quando se sentem ameaçados, entretanto, esse não é o único mecanismo encontrado pelo polvo para se defender. Polvos podem ainda liberar uma tinta preta na água que confunde seus predadores, além disso, apresentam grande capacidade de camuflagem.
A mudança de cor do corpo dos polvos ocorre devido à presença de células com controle nervoso chamadas de cromatóforos e iridócitos. Os cromatóforos são células preenchidas por pigmentos e que estão dispostas na pele, formando camadas com diferentes cores. Os iridócitos, por sua vez, são células reflexivas que atuam espelhando as cores do ambiente próximo. Vale salientar que, além da camuflagem, a mudança na cor dos polvos relaciona-se com a comunicação e até mesmo com a reprodução.
Os polvos são animais que apresentam uma visão bem desenvolvida, assim como seu sistema nervoso. É importante frisar que o sistema nervoso dos polvos e de outros cefalópodes trata-se do mais complexo observado entre os invertebrados. Polvos têm grande capacidade de aprendizagem e memorização.
Veja também: O que é predação?
Habitat dos polvos
Polvos são animais que se distribuem pelos mares na maior parte do mundo, sendo observados em águas tropicais, subtropicais e temperadas. Eles são encontrados vivendo no fundo do mar, geralmente em contato com substrato.
Alimentação dos polvos
Polvos são animais carnívoros, ou seja, alimentam-se apenas de outros animais. Como exemplo de suas presas, podemos citar outros moluscos pequenos, camarões, lagostas, caranguejos e peixes. Para capturá-las, os polvos contam com uma visão muito desenvolvida, assim como o tato, que pode auxiliá-los na identificação de seu alimento ao tocar o fundo. As ventosas presentes nos braços auxiliam na captura.
Saiba mais: Alimentação dos animais
Reprodução dos polvos
Polvos são animais que apresentam ciclo de vida curto e crescimento rápido. Em média, o polvo vive entre um e três anos. Esses animais possuem sexos separados, ou seja, há machos e fêmeas. Os machos transferem pacotes com espermatozoides para as fêmeas por meio de um tentáculo modificado, sendo importante destacar que a forma como essa transferência ocorre varia entre as espécies.
Após a fecundação, forma-se os ovos, os quais precisam ser incubados entre dois e dez meses, a depender da espécie. A fêmea cuida dos ovos até que eles eclodam, deixando até mesmo de se alimentar durante esse período. Após a eclosão, algumas espécies de polvo começam sua vida flutuando na superfície do oceano, e só depois se deslocam para o fundo, onde atingirão um tamanho maior.