Fenômenos físicos e químicos
Fenômenos são modificações que ocorrem na matéria. Eles podem ser de dois tipos: fenômenos químicos, como queimar um papel; ou fenômenos físicos, como rasgá-lo.
Você sabe o que são os fenômenos físicos e químicos? Para entender melhor sobre esse assunto, é importante saber algumas informações básicas:
- Tudo à nossa volta é formado por partículas muito, muito, muito pequenas: os átomos;
- O conjunto de alguns átomos iguais forma elementos químicos;
- O conjunto de elementos químicos, iguais ou diferentes, forma a matéria.
Matéria é qualquer substância que ocupa lugar no espaço. Assim, tudo o que podemos ver e pegar à nossa volta é matéria, tal como um ser vivo, um objeto, um alimento, dentre outros.
Fenômenos são modificações que ocorrem na matéria. Assim, são exemplos de fenômenos: a transformação da água em estados físicos diferentes, a queima de um papel, o amadurecimento de um alimento, a demolição de um prédio, dentre outros.
Os fenômenos podem ser de dois tipos:
- Fenômenos químicos são aqueles que, quando ocorrem, provocam a formação de outras substâncias, uma vez que os elementos químicos se organizam de forma diferente de como estavam antes. Quando se coloca fogo em um papel, por exemplo, ele deixa de ser papel e passa a ser somente cinza.
Papel queimado: fenômeno físico ou químico?
- Fenômenos físicos são aqueles que não provocam a transformação de novas substâncias. Quando você rasga um papel, por exemplo, ele não deixa de ser papel, só muda a sua forma.
Papel rasgado: fenômeno físico ou químico?
Outros exemplos:
- Amassar um papel = fenômeno físico
- Ferver água = fenômeno físico
- Formação de ferrugem = fenômeno químico
Curiosidade
Como a matéria é formada pelo conjunto de elementos químicos, quando dizemos que algo tem “muita química”, não estamos dizendo nenhuma novidade, já que tudo possui uma natureza química.
Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto: