Faringe
A faringe é um órgão localizado na região do pescoço e que estabelece uma comunicação entre as cavidades nasal, oral e a região da laringe.
A faringe é um órgão tubular e muscular situado na região do pescoço e que se divide em três porções: a nasofaringe, a orofaringe e a laringofaringe. A faringe faz parte dos sistemas respiratório e digestório, e por ela passam os alimentos que ingerimos e o ar que respiramos. A faringite é uma inflamação da região da faringe que pode ser causada por vírus ou bactérias.
Leia também: Quais são os sistemas e órgãos do corpo humano?
Resumo sobre faringe
- A faringe é um órgão tubular e muscular que faz parte dos sistemas digestório e respiratório.
- Pela faringe passam os alimentos que ingerimos e o ar que respiramos.
- A faringe estabelece uma comunicação entre as regiões nasal, oral e a região da laringe.
- A laringe se situa em uma região abaixo da faringe e apresenta funções diferentes desta.
- A faringite é uma inflamação que acomete a faringe.
O que é faringe?
A faringe é um órgão com formato tubular, formada por músculos e possui comprimento de cerca de 12 cm. Ela se localiza em uma região posterior à cavidade nasal, à cavidade oral e à laringe, na região do pescoço, e faz parte dos sistemas respiratório e digestório.
Principais funções da faringe
A faringe faz parte dos sistemas digestório e respiratório e por ela passam os alimentos que ingerimos e o ar que respiramos. Assim, a faringe atua como uma via de passagem do ar e dos alimentos, direcionando-os corretamente para as demais regiões do corpo. A faringe estabelece a comunicação entre as regiões nasal, oral e a região da laringe.
Quais são as características da faringe?
A faringe é um órgão tubular e muscular de formato alongado que mede cerca de 12 cm. Ela é revestida por uma mucosa e está situada na região do pescoço, posteriormente às cavidades nasal e oral e à laringe.
Regiões da faringe
A faringe divide-se em três regiões: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. A região da nasofaringe se localiza posteriormente à cavidade nasal; a região da orofaringe se localiza posteriormente à cavidade oral; e a região da laringofaringe se localiza posteriormente à laringe e está abaixo da orofaringe.
Quais são as diferenças entre faringe e laringe?
A laringe é um órgão de aproximadamente 5 cm, é situada em uma região abaixo da faringe, e estabelece a comunicação entre a laringofaringe e a traqueia. A laringe possui funções diferentes da faringe, entre elas a de atuar como uma válvula durante a deglutição, manter as vias aéreas abertas para a passagem do ar, além de estar relacionada com a fonação e a vocalização, isto é, a produção do som para a fala.
Leia também: Você sabe por que o estômago “ronca”?
Faringite
A faringite é uma inflamação da faringe ocasionada principalmente por uma infecção de origem viral; também pode ser causada por bactérias. Os principais sintomas causados pela faringite são:
- dor de garganta;
- febre;
- dor de cabeça;
- náusea;
- vômito;
- dor abdominal;
- tosse;
- rouquidão.
Os quadros de faringite possuem maiores ocorrências no inverno e início da primavera, uma vez que, nesses períodos, é mais comum as pessoas permanecerem em locais fechados e se aglomerarem, o que facilita a transmissão da doença.
Fontes
ARAGÃO, J.; GUERRA, D. Sistema Respiratório. Disponível em: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/16222015102012Elementos_de_Anatomia_Humana_Aula_14.pdf.
DUARTE, H. Anatomia Humana. 1ª ed, Florianópolis: Universidade de Santa Catarina, 2014. Disponível em: https://morfologia.paginas.ufsc.br/files/2020/07/Livro-Novo-Anatomia.pdf.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Tratado de Pediatria. In: PEREIRA, M. B. R.; PEREIRA, M. R.; PEREIRA, D. R. Tonsilites e Faringites. 4ª ed. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5040898/mod_folder/content/0/Apoio%20Atividade%201/FARINGITES%20-%20Tratado%20de%20Pediatria%204%C2%AA%20Edi%C3%A7%C3%A3o%20-%20Vol.%202.pdf?forcedownload=1