Verbos ver e vir
Os verbos ver e vir possuem algumas características referentes à forma como são conjugados. No futuro do subjuntivo um assume a forma do outro.
Caso você tivesse que dizer:
Quando mamãe me ver passeando por aqui ficará preocupada.
ou
Quando mamãe me vir passeando por aqui ficará preocupada.
Qual das duas formas você utilizaria?
Acostumamo-nos muitas vezes a falar e até mesmo a escrever palavras e expressões que, por hábito, nem nos preocupamos em saber se estão adequadas ou não. Porém, apesar de isso ser algo que costuma ocorrer na vida de muitas pessoas, é sempre bom estarmos atentos, principalmente no momento da escrita, para não cometermos alguns erros que poderiam ter sido evitados.
Assim, como você sabe, alguns fatos relacionados à Gramática muitas vezes nos surpreende. É como pensarmos mais ou menos assim:
- Nossa! Já aprendi tanto e ainda tenho muito mais a aprender sobre algo que nem imaginava existir ou, às vezes, imaginava ser tudo muito diferente.
Por esse e outros motivos, o que iremos aprender agora com certeza nem todos conhecem – a maneira como os verbos ver e vir são conjugados. Eles, no que se refere ao tempo futuro do modo subjuntivo, reservam para nós algumas surpresinhas. Sabe por quê?
É simples, simples, pois um assume a forma do outro. Vamos então conjugá-los juntos?
Constatamos, então, por meio da primeira coluna, onde se encontra o “tal” segredo. Portanto, voltando à pergunta feita no início desse nosso estudo, é claro que você optaria pela segunda alternativa:
Quando mamãe me vir passeando por aqui ficará preocupada.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids