Verbos pronominais
Verbos pronominais são aqueles verbos que, quando conjugados, aparecem sempre acompanhados do pronome oblíquo.
Você já parou para pensar como são muitos os assuntos relacionados aos verbos que temos para conversar? Certamente que sim, pois já aprendemos muito sobre essa classe, mas tem sempre algo a mais que não podemos nunca deixar de conhecer.
A partir de agora, você, caro (a) usuário (a), conhecerá os chamados verbos pronominais, os quais já nos indicam algumas “pistas” no próprio nome. O termo “pronominais” nos faz pensar em pronomes, não é verdade? Pois bem, esses verbos são assim chamados pelo fato de sempre aparecerem acompanhados de um pronome oblíquo no momento em que são conjugados, sendo que esse pronome se refere à mesma pessoa do sujeito. Por exemplo, é bastante comum ouvirmos alguém dizer assim:
Ela se queixou de fortes dores de cabeça.
Percebeu que o verbo se encontra juntinho do pronome se, e que este está adequado à terceira pessoa do singular, que no caso é “ela”?
Além do verbo queixar, existem outros que também são assim considerados, tais como: zangar-se e arrepender-se, os quais dizemos que são essencialmente pronominais. Há também aqueles considerados acidentalmente pronominais, que podem vir também sem o pronome oblíquo, como é caso de “enganar-se”, “mudar-se” e “pentear-se”.
Agora que já sabemos quais são eles, precisamos saber como são conjugados, levando em conta todos os tempos referentes aos modos indicativo, subjuntivo e imperativo. Para isso, escolhemos o verbo queixar-se. Vamos lá então?
Verbos pronominais trazem para junto de si o pronome oblíquo
Modo Indicativo
Modo Subjuntivo
Modo Imperativo
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids