Próclise ou mesóclise?
Fazer uso da próclise? Fazer uso da mesóclise? Acabe agora com essas dúvidas, clicando e conferindo importantes dicas!
Próclise? Mesóclise? Puxa! Parece que ambas as palavras não nos soam assim tão familiar, não é verdade? Mas não se preocupe, pois tão logo você irá relembrar alguns conceitos já apreendidos. Dessa forma, antes de prosseguirmos com nossos estudos, que tal acessarmos o texto “Colocação pronominal”?
Pois bem, descobrimos que tanto a próclise quanto a mesóclise se referem às posições que se encontra o pronome oblíquo átono, sendo que ele pode estar localizado antes do verbo ou no meio dele.
Contudo, como pôde perceber também, o uso ora de uma forma ora de outra independe da nossa vontade, ou seja, não basta querermos usar somente a próclise ou somente a mesóclise, haja vista que o uso da colocação pronominal propriamente dita está relacionado a condições específicas, a regras pré-estabelecidas.
Agora que já estamos cientes desses aspectos, vamos analisar quando fazemos uso da próclise e quando fazemos uso da mesóclise. Para começar... alguns exemplos, é claro:
São distintas as situações de uso da mesóclise e da próclise
Ainda não terminei de ler o livro que você me emprestou, por isso o entregarei amanhã.
Como pode observar, o verbo entregar se encontra no futuro do presente, razão pela qual somente devemos fazer uso da mesóclise (pronome no meio do verbo). Dessa forma, há no exemplo anterior uma colocação inadequada, pois, em vez da mesóclise foi utilizada a próclise. Assim, tornando o enunciado de acordo com o padrão formal da linguagem, temos:
Ainda não terminei de ler o livro que você me emprestou, por isso entregá-lo-ei amanhã.
Mas esteja atento(a) a um detalhe: se antes do pronome houver uma palavra, um termo que, porventura, impossibilitar o uso da mesóclise, aí sim, devemos utilizar a próclise, ok? Assim, para que tudo fique ainda mais claro para você, analisemos juntos os casos em que podemos fazer essa troca, digamos assim. Aproveitando o mesmo exemplo, temos:
Ainda não terminei de ler o livro que você me emprestou, por isso não o entregarei amanhã.
E agora? Será que o uso da próclise (pronome antes do verbo) está correto?
Obviamente que sim, pois existe uma palavra que nos indica se tratar de uma colocação perfeitamente adequada, sabe por quê?
Ora, porque a palavrinha “não” se caracteriza como um advérbio de negação, concorda?
Depois de tudo que aprendemos aqui, resta enfatizar que a análise da oração representa um ótimo e eficaz recurso para sabermos qual forma será a mais adequada, combinado?
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras