Signo linguístico
Não deixe de conhecer do que o signo linguístico é formado, pois isso é muito importante ao seu conhecimento! Basta clicar!
Convidamos você a pensar em uma palavra qualquer.
Pronto! Imaginamos que você tenha pensado na palavra “casa”, mas se não for verdade não há problema algum. O que primeiramente surge à nossa mente quando realizamos esse procedimento, representa-se mais ou menos assim:
A imagem mental que fazemos se refere ao significado
A ideia que temos é = moradia, a qual equivale a um espaço construído pelo ser humano, cuja função é abrigá-lo e protegê-lo em todos os sentidos. Dessa forma, quando isso acontece estamos fazendo referência ao significado.
Agora continuemos nossa tarefa, cuja proposta é você, em apenas um segundo, imaginar como escreveria essa palavra, ou seja:
/c/a/z/a – saiba que quando transcrevemos foneticamente uma palavra, as letras devem vir representadas entre barras. Por que o z e não o s? Porque, de acordo com as regrinhas, o s tem som de z.
Pois bem, por se tratar de letras e fonemas, dizemos que estamos diante do significante, ou seja, a parte materializada, escrita, da palavra que imaginamos.
Dessa forma, compreenda que o signo linguístico é formado pelo significante e pelo significado.
Por Vânia Duarte
Graduada em letras