Regência do verbo aspirar
Aprenda a regência do verbo aspirar e saiba quais são os diferentes significados expressos por ele.
Como você já sabe, a regência verbal é a ligação do verbo com o seu complemento e pode ser estabelecida diretamente (sem o auxílio da preposição intermediária, quando o complemento é o objeto direto) ou indiretamente (com o auxílio da preposição intermediária, quando o complemento é um objeto indireto).
Você também já deve ter estudado que existem alguns casos nos quais os verbos aceitam mais de uma regência, o que, normalmente, corresponde a uma variação do significado do verbo. Neste texto, vamos analisar um verbo que se enquadra nesse caso de diversidade de regência, o verbo aspirar. Assim:
-
Quando o verbo aspirar possui o sentido de “sorver”, “respirar”, “sugar”, é transitivo direto e possui um objeto direto como complemento.
Exemplos:
Tínhamos prazer em aspirar o ar das montanhas.
Durante a faxina, aspirei o pó dos tapetes.
-
Quando o verbo aspirar possui o sentido de “pretender”, “desejar”, é transitivo indireto e possui como complemento um objeto indireto introduzido pela preposição a (ou por). Nesse caso, o objeto indireto não pode ser substituído pelo pronome oblíquo lhe, mas, sim, por “o(s)” e “a(s)”.
Exemplos:
Todos os inscritos aspiravam à vaga na empresa.
Os formandos aspiravam pelo sucesso profissional.