Palíndromos
O curioso caso dos palíndromos: Clique e conheça frases e palavras que podem ser lidas em qualquer direção!
Antes de começarmos a falar sobre os palíndromos, vale ressaltar que esse termo não é exclusividade da língua portuguesa. Você poderá encontrá-lo associado à matemática, já que também diz respeito aos números que podem ser lidos em qualquer direção sem que isso acarrete prejuízo de sentidos. Na língua portuguesa, o fenômeno é quase o mesmo, mas em vez de números, acontece com as letras.
Um palíndromo pode acontecer em uma palavra ou em uma frase, possibilitando a leitura delas em qualquer direção, isto é, tanto da direita para a esquerda quanto da esquerda para a direita. Achou engraçado? Veja alguns exemplos de palíndromos da língua portuguesa:
← ANA → ← OVO → |
← RADAR → ← REVIVER → |
Viu só? Você deve ter percebido que não importa a direção, a palavra não sofrerá nenhuma alteração em relação ao seu significado. Os palíndromos também podem ocorrer em frases inteiras, uma situação pra lá de inusitada! Veja alguns exemplos:
← ANOTARAM A DATA DA MARATONA → ← SOCORRAM-ME, SUBI NO ÔNIBUS EM MARROCOS → |
← O GALO AMA O LAGO → ← ROMA ME TEM AMOR → |
Um palíndromo pode estar presente em uma palavra, em uma frase ou em uma sequência numérica
A palavra “palíndromo” é de origem grega e foi formada por duas outras palavras: palin, que significa “para trás”, e dromos, que significa “corrida” ou “pista”, ou seja, palíndromo, ao pé da letra, significa “aquilo que corre em sentido inverso”. Os palíndromos podem ser classificados em diferentes categorias, veja só:
☺Palíndromos explícitos: São aqueles que apresentam uma mensagem direta, fácil de ser interpretada:
A MALA NADA NA LAMA.
☺Palíndromos interpretáveis: São aqueles que demandam certa atenção do leitor e só fazem sentido depois de uma leitura cuidadosa:
O ROMANO ACATA AMORES A DAMAS AMADAS E ROMA ATACA O NAMORO
☺Palíndromos insensatos: Como o próprio nome diz, esse tipo de palíndromo não faz o menor sentido! Sem se preocupar com o sentido, ele pode reunir várias palavras que não possuem qualquer tipo de ligação:
OLÉ MARACUJÁ, CAJU, CARAMELO.
Viu só? A língua portuguesa é uma caixinha de surpresas! Anote esses palíndromos e divirta-se!
Por Luana Castro
Graduada em Letras