Interpretação de texto para 5º ano
Confira 5 atividades de interpretação de texto para 5º ano que exploram diferentes aspectos da leitura a fim de estimular o letramento das crianças.
A interpretação de texto é uma habilidade humana fundamental, pois, além de contribuir para a formação subjetiva, facilita o acesso e a participação na vida social. Ela também é essencial na construção de um raciocínio crítico e de um pensamento autônomo, por isso deve ser explorada desde a educação infantil. Abaixo, confira 5 atividades de interpretação de texto voltadas a crianças do 5º ano.
Leia também: Dicas práticas para uma boa interpretação de texto
5 atividades de interpretação de texto para 5º ano
ATIVIDADE 1:
Clique para baixar e imprimir!
RESPOSTAS E COMENTÁRIOS
Clique para baixar e imprimir!
ATIVIDADE 2:
Clique para baixar e imprimir!
RESPOSTAS E COMENTÁRIOS
Clique para baixar e imprimir!
ATIVIDADE 3:
Clique para baixar e imprimir!
RESPOSTAS E COMENTÁRIOS
Clique para baixar e imprimir!
ATIVIDADE 4:
Clique para baixar e imprimir!
RESPOSTAS E COMENTÁRIOS
Clique para baixar e imprimir!
ATIVIDADE 5:
Clique para baixar e imprimir!
RESPOSTAS E COMENTÁRIOS
Clique para baixar e imprimir!
Veja também: Como produzir um bom texto?
Dicas de interpretação de texto para crianças
Para realizar uma boa interpretação de texto, precisamos antes desenvolver uma leitura atenta e analítica.
- Leia o texto devagar e com atenção, para compreender as informações e como elas estão organizadas.
- Identifique o gênero textual, ou seja, se é uma notícia, uma propaganda, uma história fictícia, um poema etc. É importante considerar o tipo de texto para interpretar as informações corretamente.
- Grife os dados numéricos, os nomes de autores e as obras, as citações e outras informações que pareçam relevantes para entender o texto. Isso pode te ajudar a localizar as partes do texto mais facilmente.
- Observe o título, caso haja, e pense nas ideias que ele dá sobre o assunto do texto.
- Verifique a linguagem usada no texto, se há gírias, expressões informais, linguagem culta ou científica, por exemplo.
- Observe as imagens presentes no texto, se houver, e analise o que elas representam e como o sentido delas se relaciona com a mensagem verbal.
- Verifique se há informações sobre a fonte do texto, sobre o autor e sobre o local de publicação, pois isso também ajuda na interpretação do texto.
- Pesquise o significado das palavras desconhecidas para melhorar o seu entendimento sobre o texto e, assim, ampliar o seu vocabulário.
Fontes
ANDRADE, Carlos Drummond de. Deixa que eu conto. São Paulo: Ática, 2002.
AZEVEDO, Ricardo. O menino de língua de fora. Editora Ática, São Paulo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Governo Federal lança Movimento Nacional pela Vacinação. Disponível em: https://www.abc.org.br/2023/02/27/governo-federal-lanca-movimento-nacional-pela-vacinacao/.
ZIRALDO. Anedotinhas do Bichinho da Maçã. São Paulo. Melhoramentos,1998