Português

História da Língua Portuguesa no mundo

Você fala português? Então conheça a história da Língua Portuguesa no mundo e saiba mais sobre os países lusófonos.

O mundo lusófono é formado por todos os países que têm a língua portuguesa como idioma oficial

 Que tal conhecermos um pouquinho mais sobre a história da língua portuguesa no mundo? Idioma oficial do nosso país, o português também é falado em outros lugares do mundo e até mesmo em lugares que você nem imagina, muito distantes de nós no globo terrestre.

Você que conhece um pouco de História já sabe que Portugal, em tempos longínquos, entrou na disputa por territórios com outros países durante o período da expansão marítima, época em que conquistar era a palavra de ordem. Por onde passaram, os portugueses deixaram um pouquinho de sua herança cultural, e a maior delas certamente é o idioma. O Brasil ficou marcado para sempre pela colonização lusitana, e a língua portuguesa em nosso território é tão dominante que quase não sobraram resquícios de outros dialetos.

Os países que compartilham a língua portuguesa fazem parte daquilo que chamamos de mundo lusófono. Lusófono é o adjetivo que classifica os países que têm o português como língua oficial ou dominante. Vamos conhecer quais são eles?


Portugal, Angola, Timor-Leste, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné Equatorial e Brasil: nove países, um só idioma

  • Angola = 10,9 milhões de habitantes

  • Brasil = 185 milhões de habitantes

  • Cabo Verde = 415 mil habitantes

  • Guiné-Bissau = 1,4 milhão de habitantes

  • Moçambique = 18,8 milhões de habitantes

  • Portugal = 10,5 milhões de habitantes

  • São Tomé e Príncipe = 182 mil habitantes

  • Timor-Leste = 800 mil habitantes

  • Guiné Equatorial = 100 mil habitantes

Nove países em quatro continentes diferentes! Você já imaginou as diferenças culturais que existem entre os falantes da língua portuguesa? Pois é, essas diferenças são responsáveis por alterações na pronúncia, na gramática e no vocabulário de nosso idioma. Por exemplo, se você ouvir o português falado em Portugal, é provável que você estranhe e até mesmo não entenda algumas coisas. Por causa disso, é muito importante a existência do Acordo Ortográfico entre os países lusófonos, o que garante certa coesão linguística de nossa bela língua portuguesa.

Somos 230 milhões de falantes da língua portuguesa espalhados em diversos lugares do mundo! Apesar de sermos o único país na América a falar português, não significa que estamos isolados, mas sim inseridos nessa rica e peculiar comunidade linguística.


Por Luana Castro
Graduada em Letras 

Por Cláudio Fernandes

Versão completa