Haikai
Que tal brincar de escrever poemas? Conheça o singelo universo que habita os três versos de um Haikai!
Vamos brincar de fazer poemas?
Você sabia que a Literatura pode ser uma arte divertida e interessante? Pois bem, brincando com as palavras, alguns poetas descobriram uma fórmula para escrever pequenos poemas, compostos por apenas três versos. Os Haikais, como ficaram conhecidos, são uma arte milenar e têm esse nome porque sua origem é japonesa:
Hai = Brincadeira
Kai = Harmonia
No Japão, o principal poeta haicaísta foi um homem chamado Bashô. Ele escrevia seus haikais em uma época em que escrever era uma das principais diversões e passatempos do homem japonês do século XVII. A métrica oriental (três versos, sendo que o primeiro e o terceiro verso são pentassílabos, ou seja, formados por cinco sílabas poéticas, e o segundo verso é heptassílabo, formado por sete sílabas) também encontrou representantes aqui no Brasil, e o poeta Paulo Leminski foi um dos responsáveis pela popularização do gênero em nosso país.
A palmeira estremece
palmas pra ela
que ela merece
casa com cachorro brabo
meu anjo da guarda
abana o rabo
A arte que nasceu no Japão também tem seu espaço no Brasil. Escrever um Haikai é um desafio e tanto!
tudo dito,
nada feito,
fito e deito
essa vida é uma viagem
pena eu estar
só de passagem
jardim da minha amiga
todo mundo feliz
até a formiga
Paulo Leminski
A principal característica de um Haikai é a simplicidade, e você já deve saber que nas coisas mais simples habita o que há de mais belo, essa é a missão da poesia haicaísta: aguçar em que lê o espírito contemplativo. O Haikai é como uma fotografia instântanea de um momento que não voltará. É um poeminha sobre a singeleza das coisas, mas que tem uma grande preocupação com a linguagem, já que conseguir encaixar as palavras na métrica é o principal desafio. Gostou? Que tal tentar?
Por Luana Castro
Graduada em Letras