Futuro do subjuntivo
Futuro do subjuntivo: dicas verbais para você aprender sobre a conjugação dos verbos!
O verbo é uma classe de palavras que varia muito, não é verdade? Existem várias conjugações, tempos e modos verbais que fazem dele um objeto de estudo complexo. Por isso, é preciso estar atento para evitar errinhos na escrita e na fala.
Os modos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) deixam nítida no verbo a intenção que temos ao falar. O modo indicativo é usado quando queremos indicar uma certeza, um fato; o modo imperativo, quando a ideia é expressar uma ordem ou sugestão, e o modo subjuntivo... bem, o modo subjuntivo é empregado quando a intenção é expressar uma possibilidade ou suposição. As dúvidas mais frequentes acontecem com alguns verbos conjugados no futuro do subjuntivo. Você sabe por qual motivo?
Bom, determinados verbos, quando flexionados no futuro do subjuntivo, ficam muito parecidos com os verbos flexionados no infinitivo pessoal e é aí que a confusão começa. Para evitar essas dúvidas verbais, observe algumas situações em que o erro passa despercebido:
Acerte na conjugação dos verbos no futuro do subjuntivo! =/ Errado: Se as crianças manterem o silêncio, iremos ao parque. =/ Errado: Se a professora propor uma brincadeira, todos concordarão.
=/ Errado: Quando você ver seus amigos, cumprimente-os. =/ Errado: Se ele depor contra mim, serei punido. =/ Errado: Se a turma obter sucesso na competição, iremos ao passeio da escola. |
Viu só? Com essa dica verbal sobre o futuro do subjuntivo você nunca mais vai errar a conjugação dos verbos manter, propor, ver, depor e obter!
Por Luana Castro
Graduada em Letras