Atividades de encontros vocálicos
Esta lista de atividades vai testar seu conhecimento sobre encontros vocálicos. Tais encontros são classificados como hiato, ditongo (crescente ou decrescente) e tritongo.
Atividade 1
Leia esta estrofe da letra de música Aquarela:
Com o lápis em torno da mão
E me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos tenho um guarda-chuva
TOQUINHO. Aquarela. Rio de Janeiro: Ariola, 1983.
Agora, vamos tirar algumas palavras do texto e colocar nestas bolas coloridas:
Que bolas contêm palavra com encontro vocálico?
A) Bolas vermelha e amarela.
B) Bolas azul e verde.
C) Bola roxa apenas.
Resposta:
Alternativa B.
Explicação:
As palavras “mão” e “dou” apresentam os encontros vocálicos: ÃO e OU.
Atividade 2
Qual das figuras geométricas abaixo contém um hiato?
A) Círculo.
B) Triângulo.
C) Quadrado.
D) Losango.
Resposta:
Alternativa B.
Explicação:
A palavra “pião” apresenta o encontro entre as vogais “i” e “ã”. Elas ficam em sílabas diferentes: “pi-ão”, isso porque formam um hiato.
Atividade 3
O hiato é o encontro entre duas vogais, mas cada uma delas deve ficar em uma sílaba diferente. Agora que você sabe disso, separe estas palavras em sílabas:
Então, qual delas é um hiato?
A) Voo.
B) Água.
C) Céu.
Resposta:
Alternativa A.
Explicação:
Veja a separação silábica de cada uma das palavras acima: “vo-o” (hiato), “á-gua” (ditongo) e “céu” (ditongo).
Atividade 4
Complete as lacunas do texto abaixo:
O __________ é o encontro entre duas vogais. _____ é o encontro entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. O __________ é o encontro entre uma semivogal, uma vogal e outra semivogal.
É correto dizer que o preenchimento das lacunas ficou assim:
A) tritongo, hiato, ditongo.
B) ditongo, tritongo, hiato.
C) hiato, ditongo, tritongo.
Resposta:
Alternativa C.
Explicação:
O hiato é o encontro entre duas vogais, como, por exemplo: “caótico”. O ditongo é o encontro entre a semivogal “i” ou “u” mais uma vogal, ou vice-versa, como, por exemplo: “aquário” e “caixa”. Já o tritongo é o encontro entre uma semivogal, uma vogal e outra semivogal, como, por exemplo: “iguais”.
Atividade 5
Leia a fábula de Esopo chamada A rã e o touro:
Andava um grande touro passeando ao longo da água, e vendo uma rã que ele era tão grande, ficou tocada da inveja, começou a comer e inchar-se com vento, e perguntou às outras se já era tão grande quanto o touro. Elas responderam-lhe que não. A rã então, pela segunda vez, inchou com mais força. E, sem saber do muito que faltava para igualar-se ao touro, inchou tanto uma terceira vez que acabou arrebentando-se devido à cobiça de ser grande.
ESOPO. Fábulas de Esopo: com aplicações morais a cada fábula. Paris: Tipografia de Pillet Fils Aîné, 1848.
Você notou que algumas palavras foram marcadas com a cor azul. Então leia de novo essas palavras e aponte, a seguir, se elas apresentam:
A) ditongo.
B) hiato.
C) tritongo.
Resposta:
Alternativa A.
Explicação:
Todas as palavras marcadas possuem ditongo, pois apresentam sílaba com vogal e semivogal, ou vice-versa.
Atividade 6
Leia novamente a fábula A rã e o touro:
Andava um grande touro passeando ao longo da água, e vendo uma rã que ele era tão grande, ficou tocada da inveja, começou a comer e inchar-se com vento, e perguntou às outras se já era tão grande quanto o touro. Elas responderam-lhe que não. A rã então, pela segunda vez, inchou com mais força. E, sem saber do muito que faltava para igualar-se ao touro, inchou tanto uma terceira vez que acabou arrebentando-se devido à cobiça de ser grande.
ESOPO. Fábulas de Esopo: com aplicações morais a cada fábula. Paris: Tipografia de Pillet Fils Aîné, 1848.
Agora vamos tirar algumas palavras do texto e colocar nestes retângulos:
O retângulo que contém um ditongo crescente é o retângulo:
A) azul.
B) amarelo.
C) vermelho.
D) verde.
E) cinza.
Resposta:
Alternativa C.
Explicação:
Ditongo crescente é aquele formado por uma semivogal seguida de uma vogal. A palavra “água” apresenta a semivogal “u” seguida da vogal “a”.
Atividade 7
Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas lacunas a seguir:
( ) A palavra CUIDAR tem um ditongo.
( ) A palavra BIENAL tem um hiato.
( ) A palavra MAGOAR tem um tritongo.
Agora marque a opção que mostra a ordem correta de preenchimento das lacunas acima.
A) F, F, V.
B) V, F, F.
C) F, V, V.
D) V, V, F.
Resposta:
Alternativa D.
Explicação:
A palavra CUI-DAR tem o ditongo UI. A palavra BI-E-NAL tem o hiato IE. E a palavra MA-GO-AR tem o hiato OA.
Atividade 8
Em relação ao encontro vocálico, a palavra URUGUAI tem a mesma classificação da palavra do quadro:
A) vermelho.
B) verde.
C) azul.
Resposta:
Alternativa C.
Explicação:
As palavras “U-ru-guai” e “Pa-ra-guai” apresentam o tritongo UAI.
Atividade 9
Veja só a palavra escrita no círculo rosa.
A palavra NOITE possui um encontro vocálico semelhante ao encontro vocálico de qual palavra abaixo?
A) Coelho.
B) Saguão.
C) Flauta.
Resposta:
Alternativa C.
Explicação:
A palavra “co-e-lho” possui um hiato. A palavra “sa-guão” possui um tritongo. Já a palavra “flau-ta” possui um ditongo, assim como a palavra “noi-te”.
Atividade 10
Marque a segunda coluna de acordo com a primeira:
Qual a sequência correta de preenchimento do espaço entre parênteses na coluna verde?
A) 1, 2, 3.
B) 3, 2, 1.
C) 1, 1, 2.
D) 3, 2, 2.
E) 2, 1, 1.
Resposta:
Alternativa E.
Explicação:
A palavra “lei” apresenta um ditongo. Já as palavras “fa-ís-ca” e “o-ce-a-no” apresentam hiato.
Atividade 11
Leia a frase abaixo.
O peixe ruivo voava sobre nossas cabeças.
A palavra em destaque possui um:
A) ditongo.
B) hiato.
C) tritongo.
Resposta:
Alternativa B.
Explicação:
A palavra “vo-a-va” possui um hiato.
Atividade 12
Leia a palavra de cada estrela.
Agora separe cada uma delas em sílabas e marque a alternativa abaixo que mostra a separação silábica correta.
A) A-men-doim.
B) Lou-qui-nho.
C) Qua-is-quer.
Resposta:
Alternativa B.
Explicação:
Hiatos devem ficar em sílabas diferentes, mas ditongos e tritongos devem ficar na mesma sílaba. Por isso, a separação correta das palavras das estrelas é: “a-men-do-im” (hiato), “lou-qui-nho” (ditongo) e “quais-quer” (tritongo).