Diferenças entre comprimento e cumprimento
Comprimento ou cumprimento? Conheça as diferenças e os modos de uso!
Algumas dúvidas são frequentes quando o assunto é a Língua Portuguesa. Até dizem que nossa língua é difícil, que existem muitas regras e também muitas exceções, o que a tornaria ainda mais complicada. Mas, pensemos bem: imagine se as regras não existissem? Seria uma completa bagunça, cada um falaria e escreveria de acordo com a própria vontade. Então, se você quer ser compreendido, conhecer algumas regras é muito importante.
Você já se deu conta de que existe uma grande diferença entre os vocábulos comprimento e cumprimento? Por que, então, quase não distinguimos as duas palavras? Você já deve ter notado que muitas vezes trocamos algumas letras, isso acontece bastante com as vogais o e u, mas essa “confusão” não deve acontecer na escrita. As vogais o e u são diferentes grafemas e possuem sons diferentes - o que, na gramática, chamamos de fonema. Então, nada mais apropriado do que fazer o uso correto dessas letras.
Comprimento e cumprimento têm significados diferentes. Usamos comprimento quando queremos fazer referência ao tamanho, extensão ou dimensão das coisas. Observe os exemplos:
A costureira mediu o comprimento da barra da calça.
A régua tem o comprimento de trinta centímetros.
Já a palavra cumprimento adquire outra função e é utilizada quando queremos saudar alguém. Também pode ser empregada quando queremos dizer que cumprimos algo, ou seja, executamos alguma tarefa, cumprimos algum acordo. Veja os exemplos:
Antes de partirem para a lua de mel, o casal recebeu os cumprimentos dos convidados.
Depois de muitas negociações, o acordo entre os dois países foi cumprido.
Percebeu a diferença? Agora que você conhece o uso correto de cada termo, já pode cumprir com as regras gramaticais.
Por Luana Castro
Graduada em Letras