Substantivos
Ao clicar aqui, conhecerá mais uma novidade relacionada à pronúncia de algumas palavras!
Quando estudamos os substantivos, descobrimos que esta classe gramatical é “recheada” de inúmeras características. Você se lembra de que há aqueles que permitem usarmos as duas formas, uma no masculino e outra no feminino, como é o caso de gato – gata. Como também existem os que admitem somente uma forma, na qual a diferença é expressa apenas pelo uso do artigo, como por exemplo: a estudante – o estudante. Assim como estas, ainda há muitas outras, mas agora iremos conhecer uma sensacional!
Acredite! Sabia que desta vez não é algo relacionado à escrita? Pois bem, apesar de não percebermos, pois é um fato muito sutil, ele está diretamente ligado à fala. Estamos falando sobre a diferença que existe na forma pela qual a vogal é pronunciada ao falarmos determinados substantivos, quando estes estão no plural. Para que você não fique assim tão curioso, analisaremos o exemplo abaixo:
Ao pronunciarmos o substantivo “fogo”, notamos que as vogais (representadas pelo “o”) representaram um som fechado (ô). Porém, algo diferente aconteceu quando pronunciamos a palavra “fogos”, pois as vogais apareceram com um som mais aberto (ó).
Um detalhe que precisamos saber é o fato de que estamos apenas falando sobre o som, por isso, os acentos circunflexo e agudo foram somente para que pudéssemos fazer esta diferenciação, mas na verdade as palavras não são acentuadas.
Agora que já sabemos dos detalhes, que tal conhecermos mais algumas palavras? Então, vamos lá!
Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto: