Primeiro tanque de guerra da História
Saiba como e quando foi fabricado o primeiro tanque de guerra da História e em que ano ele começou a operar.
A Primeira Guerra Mundial foi um dos eventos de maior impacto da história da humanidade, tanto em virtude de seu alto índice mortífero quanto por outros fatores, como a grande mobilização da sociedade civil em torno dela e o intenso emprego da atividade industrial na produção de armas. Com relação a esse último aspecto, o uso da ciência e da tecnologia foi decisivo. Os carros de combate blindados, que também ficariam conhecidos como “tanques de guerra”, foram uma das principais invenções tecnocientíficas da Primeira Guerra Mundial. A seguir veremos como “nasceu” o primeiro deles, o britânico Mark I.
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Carros de combate blindados
Como dissemos acima, a atividade industrial e os avanços tecnocientíficos estiveram alinhados durante a guerra iniciada em 1914. O historiador Max Hastings, em sua obra Catástrofe – 1914: a Europa vai à guerra, dá-nos o exemplo de que, naquela época, a “capacidade industrial da Alemanha tornava possível construir cem mil aeronaves, e cada uma delas poderia levar os soldados de infantaria para a Inglaterra à noite em não mais do que meia hora”. Todavia, isso não era restrito à Alemanha, pois, outras nações, como a Inglaterra, também investiam bastante na indústria bélica, sendo um dos setores o de carros de combate blindados.
Os primeiros modelos desse tipo de carro foram adaptações dos primeiros carros comuns fabricados na virada do século XIX para o século XX. Os ingleses começaram revestindo modelos de Rolls Royce com blindagem de 4 mm, além de equipá-los com metralhadoras e canhões de pequeno calibre. Os alemães chegaram, em 1904, a conceber o modelo Austro-Daimler Panzerwagen, considerado o protótipo de carro de combate blindado mais sofisticado até então. No entanto, esse tipo de carro apresentava o inconveniente de não conseguir furar os bloqueios típicos dos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial, como cercas de arame farpado, terrenos irregulares, trincheiras etc. Era necessário um modelo mais eficaz.
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Do “Little Willie” ao “Mark I”
Os ingleses deram um passo à frente quanto à concepção desse modelo mais eficaz. Partindo do Rolls Royce blindado da Royal Naval Air Service, que veio à luz em 1914, o exército inglês deu início ao projeto Landships Committe, autorizado pelo então Lorde do Almirantado, Winston Churchill – que depois se tornaria o primeiro-ministro da Inglaterra. O novo modelo tinha uma estrutura completamente planejada e não era mais a adaptação de um carro comum para carro de combate. Era um protótipo sem rodas, isto é, movia-se sobre dois pares de esteiras de metal blindadas, que eram capazes de transpor obstáculos e trafegar sobre campos acidentados. A esse modelo foi dado o nome de “Little Willie”, cujo primeiro teste foi feito em 6 de setembro de 1915.
Entretanto, o “Little Willie” não tinha ainda a plena capacidade para o combate. Outro modelo foi criado e aperfeiçoado a partir dele: o “Big Willie”, ou “Mark I”. Este, por sua vez, foi totalmente equipado para as batalhas mais sangrentas da Primeira Guerra, sobretudo a de Somme (na França), onde foi operado pela primeira vez, em 1916. O “Mark I” pesava 28 toneladas e possuía as seguintes medidas: cerca de 9 metros de comprimento, 4 metros de largura e 2,5 metros de altura. Tinha ainda a capacidade de abrigar oito homens, que ficavam responsáveis pelo uso de dois canhões do lado direito e quatro metralhadoras do lado esquerdo, bem como pela direção do veículo. A blindagem do “Mark I” variava de 6 a 12 milímetros de metal maciço.
Por Me. Cláudio Fernandes