História

Hino à Bandeira

O Hino à Bandeira é uma canção cívica que foi criada em 1906 com o objetivo de reforçar o apoio da população brasileira à bandeira do Brasil estabelecida em 1889.

O Hino à Bandeira foi criado em 1906.

O Hino à Bandeira é uma canção cívica que foi estabelecida em 1906, possuindo letra do poeta Olavo Bilac e melodia do compositor e regente Antônio Francisco Fraga. Essa canção nasceu por meio da iniciativa de Pereira Passos, então prefeito do Rio de Janeiro, sendo criada com o objetivo de aumentar o apoio popular à bandeira do Brasil.

A primeira reprodução dessa canção se deu em 9 de novembro de 1906. Era uma homenagem à bandeira que foi estabelecida em 19 de novembro de 1889. A troca de bandeira foi consequência da Proclamação da República, sendo criada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.

Leia também: Letra do Hino Nacional Brasileiro

Resumo sobre o Hino à Bandeira

  • O Hino à Bandeira é uma canção cívica que homenageia a Bandeira Nacional, um dos símbolos nacionais de nosso país.
  • Esse hino foi criado em 1906 como forma de reforçar o apoio da população à nova bandeira do Brasil.
  • A bandeira do Brasil foi estabelecida em 1889 como consequência da Proclamação da República.
  • O Hino à Bandeira foi criado por iniciativa de Pereira Passos, possuindo letra de Olavo Bilac e melodia de Antônio Francisco Fraga.
  • Os autores da bandeira do Brasil são Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.

Qual a letra do Hino à bandeira?

Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Criação do Hino à Bandeira

O Hino à Bandeira é uma canção cívica que foi criada no começo do século XX como forma de homenagear a bandeira do Brasil e aumentar a sua popularidade entre a população brasileira. Importante considerarmos que a atual bandeira brasileira foi estabelecida em 1889 com a Proclamação da República.

A nova bandeira foi uma criação que se deu pela necessidade do novo governo republicano de se livrar de símbolos que remetessem à monarquia. Entre esses símbolos estava a antiga bandeira nacional, que possuía um símbolo que representava a família real. A nova bandeira foi estabelecida em 19 de novembro de 1889, entrando em vigor por meio de um decreto presidencial.

A atual bandeira brasileira manteve o design antigo com o fundo verde e o losango amarelo, embora tenha redefinido as dimensões do losango. Os autores da bandeira nacional foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. A nova bandeira, no entanto, demorou para cair nas graças da população brasileira.

Essa impopularidade da bandeira do Brasil preocupava as autoridades brasileiras do período, e isso fez com que Pereira Passos, então prefeito do Rio de Janeiro, pensasse em uma forma de aumentar a popularidade da nova bandeira entre a população. Foi dessa ideia de estabelecer formas para aumentar a popularidade da bandeira é que surgiu o Hino à Bandeira.

Pereira Passos, então prefeito do Rio de Janeiro, foi quem “encomendou” o Hino à Bandeira.

Pereira Passos convidou o poeta Olavo Bilac para que ele criasse uma letra exaltando a bandeira nacional. Além disso, o compositor e regente Antônio Francisco Fraga foi convidado para criar uma melodia que acompanharia a letra de Bilac. A junção de letra e melodia deu origem ao Hino à Bandeira, que foi reproduzido pela primeira vez em 9 de novembro de 1906.

Como forma de cumprir o seu papel de reforçar o apoio à bandeira nacional, o Hino à Bandeira era reproduzido em escolas de forma a influenciar as novas gerações. Posteriormente, foi levado para as instituições militares. Atualmente é considerado um dos importantes hinos cívicos que existem em nosso país.

Leia também: Símbolos nacionais — os quatro símbolos que representam a nação brasileira

Significado dos termos do Hino à Bandeira

Como é comum aos hinos cívicos, o Hino à Bandeira pode ter alguns termos mais complicados de serem entendidos. Esse vocabulário mais rebuscado presente no Hino à Bandeira torna a compreensão de sua letra uma tarefa mais complexa para algumas pessoas. Para facilitar o entendimento da letra desse hino, colocamos o significado de algumas palavras presentes em sua letra:

  • Pendão: bandeira.
  • Augusto: algo que possui grande importância e é digno de reverência.
  • Verdura: referente à cor verde das plantas.
  • Vulto: rosto, aspecto, semblante.
  • Paira: algo que plana.

Bandeira do Brasil

A bandeira do Brasil possui um hino que foi criado em 1906 com o objetivo de aumentar a popularidade desse símbolo nacional.

Como já foi mencionado, a bandeira Brasileira foi estabelecida no dia 19 de novembro de 1889, por intermédio de um decreto assinado pelo presidente marechal Deodoro da Fonseca. Essa bandeira foi estabelecida por causa da transformação do Brasil em uma república, possuindo como autores Décio Vilares, Manuel Pereira Reis, Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos.

A bandeira do Brasil é um dos símbolos nacionais, possuindo alguns elementos que remontam à história portuguesa. O verde, por exemplo, é uma cor que representa a dinastia dos Bragança, o amarelo representa a família Habsburgo-Lorena (da qual advinha D. Maria Leopoldina), e o Brasão de Armas do Império foi substituído por uma esfera azul.

Essa esfera azul contém estrelas que são referentes aos 26 estados que formam o Brasil mais o Distrito Federal. Além disso, o lema “Ordem e Progresso” presente na bandeira é uma influência da ideologia positivista. Para saber mais sobre a bandeira do Brasil, clique aqui.

Fontes

LUZ, Milton. A história dos símbolos nacionais. Brasília: Senado Federal, 2005.

REDAÇÃO. Hoje é o Dia da Bandeira Nacional. Música: Hino à Bandeira, de Olavo Bilac e Francisco Braga. Disponível em: https://www.camara.leg.br/radio/programas/361693-hoje-e-o-dia-da-bandeira-nacional-musica-hino-a-bandeira-de-olavo-bilac-e-francisco-braga-1129/.

Por Daniel Neves Silva

Versão completa