Geografia

Taiga

A Taiga é um bioma de clima frio localizado no Hemisfério Norte do planeta Terra, sendo o habitat de animais como os ursos pardos, as renas e os cervos.

A Taiga também é conhecida como Floresta de Coníferas por causa do formado de suas árvores.

A Taiga é um dos grandes biomas do mundo. Localizada em médias latitudes do Hemisfério Norte, a Taiga é caracterizada pelo clima frio com verões amenos e invernos rigorosos cujas temperaturas caem para até -30º C, sendo marcada, ainda, pela ocorrência de precipitação na forma de neve. A vegetação da Taiga é classificada como Floresta de Coníferas por causa do formato de suas árvores, dentre as quais estão os pinheiros e os albetos. A fauna desse bioma é composta por animais como o urso pardo, as renas e os cervos. Importante para o equilíbrio ambiental, a Taiga encontra-se ameaçada por causa do desmatamento resultante da exploração intensiva de madeira.

Leia também: Deserto — detalhes sobre outro que está entre os grandes biomas do mundo

Resumo sobre Taiga

  • Taiga é um bioma localizado em médias latitudes do Hemisfério Norte.
  • A vegetação da Taiga é formada pela Floresta Boreal ou pela Floresta de Coníferas, formada por árvores como pinheiros, albetos e espruces.
  • O clima da Taiga é marcado por verões amenos e por invernos muito frios, com mínimas que podem chegar a -30º C e precipitação na forma de neve.
  • A fauna da Taiga, assim como a flora, apresenta adaptações para viver em áreas frias. Dentre seus exemplares estão ursos pardos, cervos, renas e águias.
  • O solo da Taiga é pobre em nutrientes e raso. No período mais ameno do ano, a neve que se acumula sobre ele derrete e dá origem a áreas alagadas e pantanosas.
  • A Taiga representa quase um terço das florestas do mundo, sendo importante para a manutenção do equilíbrio ambiental e climático do planeta.
  • Esse bioma encontra-se ameaçado devido à exploração intensiva de madeira, que tem acelerado o seu desmatamento, à caça e às mudanças climáticas.

O que é Taiga?

Taiga é o nome de um bioma típico do Hemisfério Norte do planeta Terra. A Taiga é também conhecida como Floresta Boreal ou Floresta de Coníferas por causa da sua vegetação. Além desse aspecto que chama muito a atenção e nos auxilia a identificar a Taiga, esse bioma desenvolve-se nos países que possuem clima muito frio e que estão localizados em média latitude, situando-se entre áreas de Floresta Temperada e Tundra.

Características da Taiga

→ Vegetação da Taiga

A vegetação da Taiga é chamada de Floresta Boreal ou de Floresta de Coníferas. Ela recebe esse nome por ser formada, de maneira predominante, por árvores da espécie das coníferas. Seu principal aspecto é o formato de cone, que evita o acúmulo de neve sobre as suas folhas durante o inverno.

A vegetação da Taiga é adaptada para o clima frio e a neve do Hemisfério Norte.

As coníferas são aciculifoliadas, o que significa que as suas folhas têm forma de agulha, que também é um mecanismo de defesa contra a neve e contra o frio, impedindo o acúmulo de água e de seiva em seu interior. Sobre as folhas dessa espécie de árvore, existe uma fina camada de cera que a protege das baixas temperaturas. Por essa razão, uma parte significativa das coníferas é perenifólia: não perde as folhas durante o ano. No entanto, existem, sim, coníferas decíduas, a exemplo do larício ou alerce europeu.

◦ Flora da Taiga

As espécies de coníferas são as árvores que formam a flora da Taiga. Existem algumas plantas arbustivas que constituem a vegetação desse bioma, assim como espécies de plantas rasteiras, sobretudo, gramíneas. Na tabela a seguir, confira o nome de algumas das plantas que compõem a flora da Taiga:

pinheiros

álamo

morango-selvagem

albetos

cedros

cranberry

espruces

boldo

amora

bétulas

mirtilo

musgo-de-rena

→ Clima da Taiga

A Taiga é um bioma que se desenvolve em áreas de latitude média do Hemisfério Norte, onde encontramos climas como o temperado continental e o subártico. Em ambos, as temperaturas permanecem baixas durante a maior parte do ano, principalmente no inverno. Essa estação registra frio intenso em que as temperaturas caem para baixo de 0º C, podendo chegar a -30º C ou menos em algumas localidades. Os ventos intensos amplificam a sensação de frio nas porções mais setentrionais da Taiga, onde acontece a transição para a Tundra. No período mais ameno, os termômetros marcam até 20º C.

A neve é a principal forma de precipitação na Taiga. As chuvas são menos recorrentes e acumulam volumes anuais entre 350 e 500 mm.

→ Fauna da Taiga

O urso-pardo é uma das espécies de mamíferos que habita a Taiga.

O clima frio das altas latitudes proporciona à Taiga um ecossistema com menor diversidade biológica do que as regiões de ocorrência de Floresta Temperada e de Floresta Tropical. Ainda assim, a sua fauna é composta por centenas de espécies de animais que apresentam adaptações em seu organismo para sobreviverem aos longos períodos de temperaturas congelantes, como a pelagem densa, o acúmulo de gordura corporal e a hibernação sazonal. A migração também é um recurso usado pelas espécies de aves que vivem na Taiga durante os períodos mais frios do ano.

Confira abaixo o nome de alguns dos animais que compõem a fauna desse bioma:

urso-pardo

rena

esquilo

tigre-siberiano

lobo

águia

cervo

lince

salmão

vison

alce

lebre

→ Solo da Taiga

A vegetação da Taiga sustenta-se sobre um solo raso e pobre em nutrientes, o que é condicionado por fatores como o frio intenso e o acúmulo de neve durante o ano. Quando as temperaturas aumentam, acontecem o derretimento do gelo superficial e a formação de áreas alagadas e pantanosas, mantendo condições de alta saturação que dificultam processos naturais como a decomposição da matéria orgânica. Soma-se a isso a presença de uma camada permanentemente congelada, o permafrost, no solo de determinadas regiões da Taiga.

Mapa da Taiga

Créditos: Gabriel Franco | Escola Kids.

Diferenças entre Taiga e Tundra

Taiga

Tundra

A Taiga é um bioma de clima temperado continental e subártico encontrado em médias latitudes do Hemisfério Norte. Ela é também chamada de Floresta Boreal por causa da sua vegetação, formada por árvores coníferas. Apresenta uma biodiversidade que é limitada, mas, ainda assim, com maior número de espécies do que a Tundra.

A Tundra é um bioma de clima polar e frio de montanha encontrado nas altas latitudes do Hemisfério Norte. O frio constante e o solo pouco fértil, que tem uma camada de gelo permanente, condicionam o desenvolvimento de uma vegetação rasteira, sem a presença de árvores e de matas. Sua biodiversidade é menor do que a da Taiga.

Veja também: Tundra — mais detalhes sobre esse bioma de clima poilar e frio de montanha

Importância da Taiga

A Taiga é crucial para a manutenção do equilíbrio ecossistêmico e para a regulação climática do planeta Terra. Ela concentra uma parte significativa da cobertura florestal da superfície terrestre, que representa quase um terço de todas as florestas que temos atualmente. Além de fornecer nutrientes e abrigo necessário para os animais e para as plantas que habitam as terras de média latitude, os ciclos naturais que nela acontecem são importantes para o meio ambiente e para o controle das temperaturas tanto em escala local quanto em escala mundial.

Na Taiga, vive uma população humana menor do que aquela observada em outros biomas, como a Floresta Temperada, por exemplo. Ainda assim, sua vegetação e seu subsolo tornam-se fontes de recursos naturais para os seres humanos, que os exploram para a subsistência, mas, principalmente, para o ganho econômico. A presença de reservas minerais na Taiga, o que inclui combustíveis fósseis como o carvão mineral, o gás natural e o petróleo, faz dela importante para o desenvolvimento econômico e para a geopolítica de muitos países, como Canadá e Rússia.

As árvores coníferas da Floresta Boreal apresentam, ainda, qualidade elevada de sua madeira, motivo pelo qual há a exploração intensiva desse produto nas áreas de Taiga do Hemisfério Norte. Não obstante a importância econômica dessa atividade, que supre a demanda de indústrias de diversos ramos produtivos, notadamente a moveleira, ela tem sido uma das principais responsáveis pela degradação ambiental desse bioma. Soma-se a ela a caça, atividade predatória que visa animais como os ursos e os cervos, principalmente, e as mudanças climáticas, que têm alterado gradualmente o clima e, por conseguinte, o habitat da Taiga.

Exercícios resolvidos sobre Taiga

Questão 1

A Taiga é um bioma encontrado exclusivamente no Hemisfério Norte do planeta Terra, observado em países como Canadá, Estados Unidos e Rússia. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que apresenta corretamente uma característica da Taiga.

A) Ampla biodiversidade proporcionada pelo clima quente e chuvoso.

B) Solos bem desenvolvidos com alta fertilidade química.

C) Clima seco com ausência de vegetação.

D) Presença de Floresta de Coníferas com adaptações ao frio e à neve.

E) Chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano.

Resolução:

Alternativa D.

A vegetação da Taiga é formada predominantemente pela Floresta de Coníferas, que são árvores adaptadas para climas com precipitação na forma de neve e baixas temperaturas.

Questão 2

O principal problema ambiental identificado no bioma Taiga atualmente é o(a):

A) poluição hídrica.

B) desmatamento.

C) contaminação dos solos.

D) queimadas.

E) desertificação.

Resolução:

Alternativa B.

Atualmente é o desmatamento que causa preocupação na Taiga. Esse problema é causado pela exploração intensiva de madeira, reconhecida pela alta qualidade.

Fontes

IBGE. A Terra e Seus Recursos: Meio Ambiente. IBGE. Atlas Escolar, 2024. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/mundo/2994-a-terra-e-seus-recursos/meio-ambiente.html.

MOREIRA, Igor. O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 2004, 47ª edição, 3ª reimpressão.

NATIONAL GEOGRAPHIC. Encyclopedic entry: Taiga. Disponível em: https://www.nationalgeographic.org/encyclopedia/Taiga/.

SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Scipione, 2018.

Por Paloma Guitarrara

Versão completa