Geografia

Setores da Economia

Os setores da economia são o setor primário, o setor secundário e o setor terciário. Representam grandes segmentos em que são classificadas as diferentes atividades econômicas.

Os setores da economia são as grandes áreas em que são agrupadas as atividades econômicas.

Setores da economia são os segmentos em que se agrupam as diferentes atividades econômicas desenvolvidas pela sociedade para a sua manutenção e para a sua subsistência. Nesse sentido, com base no tipo de atividade e na sua finalidade, podemos classificá-las em três setores da economia:

  • setor primário;

  • setor secundário;

  • setor terciário.

Os países e as sociedades não sobrevivem sem a coexistência desses três segmentos da economia, embora possa haver a preponderância de um ou de outro. O Brasil, por exemplo, deve a maior parcela de seu Produto Interno Bruto (PIB) ao setor terciário, apesar da importância do setor primário para as exportações.

Leia também: O que são os blocos econômicos?

Resumo sobre os setores da economia

  • Setores da economia são os segmentos em que se agrupam as diferentes atividades econômicas desenvolvidas pela sociedade.

  • Essas atividades econômicas são categorizadas em três segmentos: o setor primário, o setor secundário e o setor terciário.

  • O setor primário agrupa as atividades responsáveis pela produção de matérias-primas e de alimentos, como a agropecuária e o extrativismo.

  • O setor secundário agrupa as indústrias, que são responsáveis pela transformação de produtos primários em bens intermediários ou acabados, como a indústria alimentícia e a automobilística.

  • O setor terciário agrupa as trocas de mercadorias e de serviços realizadas entre a sociedade, compreendendo atividades como o comércio, o atendimento ao público, as finanças, a limpeza, o ensino e a pesquisa, entre muitas outras.

  • O setor terciário representa mais de 67% do PIB brasileiro, sendo essencial para a economia nacional. Além disso, o Brasil se destaca no setor primário com a produção e a exportação de commodities.

Quais são os setores da economia?

Os setores da economia são os grandes segmentos ou áreas em que se agrupam as atividades econômicas que são desenvolvidas pela sociedade. Cada um deles agrupa, portanto, um conjunto de habilidades, de ocupações e de produtos que estão relacionados em termos de área de produção, de tipo de tecnologia empregada e de gênero de mercadoria final ou de serviço ofertado à população. A seguir, conheça todos os setores da economia.

Setor primário

A agricultura é o principal exemplo de atividade do setor primário.

O setor primário é o setor da economia que reúne as atividades econômicas que tem como finalidade o aproveitamento dos recursos da natureza, o que inclui a obtenção de insumos e de matérias-primas do meio. São oriundos do primeiro setor os produtos que constituem base para a manutenção da sociedade e da indústria de transformação, chamados de produtos primários.

Além das matérias-primas e dos insumos anteriormente mencionados, o setor primário é responsável pela produção dos alimentos que consumimos no nosso dia a dia. Também fazem parte desse segmento as etapas de beneficiamento de determinados produtos, bem como o empacotamento e o transporte para a etapa seguinte, seja ela a venda, seja ela o seu processamento.

São exemplos de atividades econômicas do setor primário:

Agricultura

Silvicultura

Extrativismo mineral

Pecuária

Extrativismo vegetal

Pesca

Saiba mais detalhes sobre o setor primário da economia clicando aqui.

Setor secundário

O setor secundário transforma matérias-primas em bens intermediários e em produtos acabados.

O setor secundário é o setor da economia que reúne a atividade industrial, que promove a transformação de matérias-primas em bens intermediários ou em mercadorias prontas para serem consumidas pela sociedade. Portanto, integram o setor secundário as indústrias de bens de produção, as indústrias de bens intermediários e as indústrias de bens de consumo (duráveis e não duráveis).

A maior parcela dos insumos e das matérias-primas que são utilizadas no processo de produção que acontece no interior de fábricas e de unidades industriais são oriundas do setor primário da economia.

São exemplos de indústria que compõem as atividades econômicas do setor secundário:

Têxtil

Automobilística

Alimentícia

Papel e celulose

Química e petroquímica

Madeireira e moveleira

Vestimentas e calçados

Equipamentos eletrônicos

Metalurgia e siderurgia

Saiba mais detalhes sobre o setor secundário da economia clicando aqui.

Setor terciário

Os professores são profissionais que atuam no setor terciário da economia.

O setor terciário é o setor da economia que reúne todas as atividades de prestação de serviços para a sociedade, que pode acontecer de maneira direta ou indireta, e também o comércio. Assim sendo, esse segmento é formado por todas as atividades que envolvem a troca de mercadorias ou de serviços prestados entre os próprios membros da sociedade. Sem as atividades que compõem o setor terciário, as economias dos territórios não se desenvolveriam, muito menos a vida cotidiana.

São exemplos de atividades do setor terciário:

Troca e venda de mercadorias

Atendimento ao público

Imobiliário

Pesquisa e ensino

Prática médica

Finanças

Turismo

Entretenimento e cultura

Transportes

Condução de veículos

Limpeza e manutenção

Tecnologia e comunicações

Saiba mais detalhes sobre o setor terciário da economia clicando aqui.

Em quais setores da economia o Brasil se destaca?

A economia brasileira tem se diversificado cada vez mais com o passar do tempo. Entretanto, é o setor terciário o setor da economia que predomina na composição do Produto Interno Bruto (PIB) do país, que atinge, hoje, R$ 10,9 trilhões, segundo dados do IBGE. Boa parte do segmento terciário é composto pelo serviço público, o que inclui as atividades de governo e de defesa do território. Ainda assim, a parcela correspondente do PIB chegou a quase 68%.

O setor primário é outro setor de destaque no país. Não tanto pela composição do PIB, que corresponde a aproximadamente um quarto do montante total, mas pela sua relevância no comércio internacional e, portanto, na balança comercial brasileira. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de commodities do mundo, o que o coloca como uma das economias nacionais emergentes mais importantes do mundo atual.

A soja e o minério de ferro, ambos oriundos de atividades primárias, são duas das mercadorias mais comercializadas pelo país com o exterior. Entre os principais compradores, estão a China, a União Europeia e os Estados Unidos.

Exercícios resolvidos sobre os setores da economia

Questão 1

(IBGE)

“[...] quanto maior é a participação do setor primário e secundário na economia, maior tende a ser a emissão de CO2 nos estados brasileiros.”

(MASSUNGA; MANGONI; DOLIVEIRA, 2022).

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, uma atividade do setor primário e uma do setor secundário da economia:

A) Produção de soja; indústria alimentícia

B) Pecuária; extrativismo mineral

C) Indústria metalúrgica; serviço de consultoria

D) Comércio nas cidades; serviço de transporte

E) Construção civil; indústria automobilística

Resolução:

Alternativa A.

A produção de soja integra a agropecuária, que faz parte do setor primário. Por sua vez, o processamento de alimentos que acontece na indústria alimentícia integra o setor secundário.

Questão 2

(Enem)

A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas.

RIO, G. A. P. A espacialidade da economia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012 (adaptado).

Nesse contexto, o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a:

A) saturação do setor secundário.

B) ampliação dos direitos laborais.

C) bipolarização do poder geopolítico.

D) consolidação do domínio tecnológico.

E) primarização das exportações globais.

Resolução:

Alternativa D.

A consolidação da tecnologia é um dos resultados do fenômeno descrito, visto que facilita a desconcentração industrial e a maior fragmentação das atividades realizadas em cada território, tornando a segmentação setorial difusa.

Fontes

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 2: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016, 3ª edição.

MOREIRA, Igor. O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2004, 47ª edição, 3ª reimpressão.

Por Paloma Guitarrara

Versão completa