Geografia

Região Sul

Clique aqui e conheça as características da região Sul do Brasil!

Região Sul do Brasil.

Formada pelos estados do Paraná (Curitiba), Santa Catarina (Florianópolis) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre), a Região Sul ocupa uma área de 576.409,6 quilômetros quadrados, sendo a menor do Brasil em extensão territorial.

De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa Região possui 27.384.815 habitantes, distribuídos da seguinte forma: Paraná (10.439.601), Santa Catarina (6.249.682) e Rio Grande do Sul (10.695.532).

Uma das principais características da população sulista é a forte influência dos europeus. A Região recebeu vários migrantes da Alemanha, Itália, Polônia, entre outros. Com isso, os estados do Sul apresentam várias manifestações culturais de origem europeia.

Gramado, uma das principais cidades turísticas da Região Sul.

Com exceção do extremo norte do Paraná, o território da Região Sul pertence à Zona Climática Temperada do Sul, situada entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Ártico. Com isso, o clima predominante é o temperado, registrando baixas temperaturas durante o inverno.

A vegetação é bastante diversificada, com áreas de floresta tropical, mangues litorâneos, mata de araucárias, campos (pampas). Os principais rios são o Pelotas, Uruguai, Jacuí, do Peixe, Iguaçu, Paraná, Paranapanema, etc.


A economia da Região Sul é dinâmica e apresenta força nos três setores: serviço, agropecuária e indústria. A agropecuária se destaca pelos rebanhos bovino e suíno, além dos cultivos de soja, arroz, feijão, milho, trigo e tabaco. O setor industrial baseia-se nos segmentos alimentício, informática, têxtil, metalúrgico, automobilístico, entre outros.

O Sul apresenta os melhores indicadores socioeconômicos do país. Entre os bons resultados estão as baixas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo; elevada expectativa de vida (75 anos) e elevada renda per capita.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Versão completa