Qual é a diferença entre maremoto e tsunami?
Afinal, qual é a diferença entre maremoto e tsunami? Leia este texto e descubra!
De repente o mar começa a agitar-se, as águas próximas ao litoral recuam de forma rápida como se fossem uma maré baixa repentina e, então, do nada, surge uma poderosa onda que varre tudo o que encontra pela frente, deixando incontáveis vítimas e terríveis danos para a sociedade. Essa é a descrição de um tsunami ou seria de maremoto?
Afinal, qual é a diferença entre maremoto e tsunami?
Do ponto de vista da linguagem, maremoto e tsunami são a mesma coisa, pois são palavas de origens diferentes utilizadas para designar o movimento forte e acelerado das águas dos oceanos.
Maremoto vem do latim mare, que significa mar, e motus, que significa movimento. Tsunami vem do japonês Tsu, que quer dizer porto, enquanto nami é o mesmo que onda.
No entanto, muitas pessoas, incluindo alguns especialistas da área, costumam utilizar a expressão “maremoto” para fazer referência a qualquer terremoto ou abalo sísmico que acontece nas áreas oceânicas e provoca a agitação das águas. Por outro lado, “tsunami” seria um termo para designar as ondas causadas pelos maremotos, principalmente quando elas atingem algum ponto da superfície, causando problemas para as cidades litorâneas.
A palavra tsunami popularizou-se na língua portuguesa depois da repercussão dos maremotos ocorridos na costa do Japão. Antes disso, o mais comum era o emprego da palavra maremoto mesmo. Esse caso, portanto, mostra-nos como a linguagem é dinâmica, mudando com o passar do tempo.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia